Notícia postada dia 09/11/2020

AG aprova intensificação de campanha contra Reforma Administrativa e Ato Adesivaço no CAB nessa quarta, 11

Na última sexta-feira, 6, trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Federal da Bahia participaram da assembleia geral convocada para discutir a mobilização contra a Reforma Administrativa e deliberar sobre o Dia Nacional de Lutas. A assembleia foi realizada pela plataforma virtual  Google Meet.

Começando com os informes, o diretor do SINDJUFE-BA Jailson Lage, destacou a realização do ato do dia 28 de outubro e as mobilizações nacionais ocorridas neste dia e reforçou sobre a continuidade e intensificação da campanha contra a Reforma Administrativa, mesmo com a restrição e impedimento de empresas privadas em divulgar nas ruas a campanha. O dirigente declarou ainda, que o sindicato continua atento ao retorno gradual presencial dos tribunais e informou sobre a nova aquisição do SINDJUFE-BA: o carro de som.

Ainda como parte dos informes, o coordenador Fred Barboza, falou sobre a publicação do Boletim Edição Especial - Eleições 2020. O boletim foi focado nas eleições municipais de Salvador e entrevistou todos os candidatos e as candidatas que concorrem á Prefeitura de Salvador. Na entrevista foram feitas duas perguntas: uma sobre a perspectiva deles/as sobre Salvador daqui a 4 anos; e a outra com relação a opinião sobre a Reforma Administrativa (CONFIRA AQUI).

Fred destacou ainda sobre a divulgação da Nota da Diretoria e o posicionamento do SINDJUFE-BA sobre o lamentável caso do Camargo Aranha (VEJA AQUI).

*Reforma Administrativa*

O segundo ponto de pauta foi a Reforma Administrativa e o Dia Nacional de Lutas. A categoria reforçou a necessidade de organização e combate contra a PEC da rachadinha e de intensificar o esforço de esclarecimento dos colegas e da população em geral sobre os direitos ameaçados pela proposta.

A Proposta de Emenda Constitucional 32, encaminhada pelo governo Bolsonaro ao Congresso no começo de setembro, tem sido um tema bastante debatido e avaliado pelos/as servidores/as do Judiciário Federal, já que representa uma ameaça concreta aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do setor público, além de um desmonte real do serviço público.

“A intenção nossa é fazer uma forte campanha contra a Reforma Administrativa que atinja realmente a classe trabalhadora e a população com colocação de outdoors pela cidade, participação em programas de rádio, divulgação de spots e jingles no carro de som e proposta de uma agitação no CAB com adesivaço, no próximo dia 11 de novembro”, declarou o coordenador, Jailson Lage.

Durante a assembleia, o servidor da Justiça Federal, Albanir Bezerra, levantou uma proposta de ação de interpelação ao Supremo, questionando sobre a aprovação de uma reforma constitucional em estado de calamidade pública e diversas restrições civis impostas. A proposta levantou alguns questionamentos e dividiu a opinião dos colegas, colocando em votação e indeferindo o pedido.

“O sistema não está preocupado com os trabalhadores, o Judiciário é parte da manobra em favor do capital e não dá para confiar nele. Infelizmente, a pandemia nos restringe muito a irmos à luta, mas nós precisamos botar a campanha na rua da forma que nos for possível e fazer com que as categorias e os trabalhadores encontrem esses caras para lutar, não dando a opção de pensar em eleição 2020/2022”, afirmou servidora do TRE-BA, Sueli Silveira.

“É preciso que a gente comece a compreender, do ponto de vista da política,  que o Judiciário faz parte do problema e apontar isso como solução contribui para deseducação da classe, a gente continua privilegiando a nossa ação direta, a nossa mobilização. A gente vai judicializar sempre, mas como opção auxiliar e não no processo de construção de mobilização a gente transferir para o Judiciário a responsabilidade pela nossa luta”, ressaltou o coordenador, Fred Barboza.

Confira as deliberações aprovadas nessa assembleia geral:

- realizar ato “adesivaço”, no dia 11 de novembro, das 8h ás 10h, no estacionamento do monumento Luís Eduardo Magalhães, no CAB, com o mote em defesa do Serviço Público, com todos os cuidados sanitários e com prévia inscrição dos participantes de forma a garantir distanciamento. A inscrição deverá ser feita pelo e-mail: imprensa@sindjufeba.org.br;

- se somar no ato em defesa das estatais, no dia 11 de novembro;

Imprensa SINDJUFE-BA