Notícia postada dia 07/10/2020

Trabalhadores/as da Justiça Eleitoral aprovam manutenção da greve sanitária, em Assembleia Setorial

Na sexta-feira, 2, o SINDJUFE-BA se reuniu com servidores/as do TRE-BA, em Assembleia  Setorial, para avaliar e encaminhar sobre os desdobramentos da greve sanitária.

O Coordenador, Fred Barboza, começou com o informe acerca do último dia 30 de setembro – Dia Nacional de Luta em defesa do Serviço Público e contra a Reforma Administrativa -, que teve impacto nacionalmente, principalmente por conta do próprio processo eleitoral e dos apoiadores do governo Bolsonaro. Além disso, destacou a realização, com sucesso, de mais uma edição do “Diálogos de Classe”, no dia 1 de outubro, pelo canal do Youtube do Sindicato, tendo como tema a Reforma Administrativa e os impactos na sociedade, nos futuros e atuais servidores. Na oportunidade, falou também sobre a reunião Ampliada da Fenajufe, a ser realizada no próximo dia 10 de outubro.

Com relação aos desdobramentos da greve sanitária no TRE-BA, a direção do Sindicato informou que está tentando uma negociação com a Administração, desde julho de 2020 e que, a falta de debate sobre a greve e as demandas as categoria, através do SINDJUFE-BA, têm sido preocupantes, pois não revela avanços em relação à proteção e defesa da vida dos trabalhadores e das trabalhadoras do tribunal.

A diretoria do SINDJUFE-BA já encaminhou ofícios, solicitou pareceres, documentos técnicos, que comprovem as condições seguras da volta ao trabalho presencial, no entanto, ainda sem retorno. Durante a Assembleia, Fred Barboza  destacou a necessidade do registro dos servidores, que aderiram à greve sanitária e o relato ao Sindicato de questões de assédio moral. O número para denúncias, relatos e pedidos de reuniões com o Jurídico,  para para tratar desse assunto é o 71 99338-7654.

Ainda durante a assembleia, os servidores destacaram que a postura da Administração não surpreende e que a  greve sanitária não fecha os canais de diálogo com o órgão. Na Assembleia Setorial  os/as trabalhadores/as aprovaram a manutenção da greve sanitária, em contraposição à postura da Administração do TRE, em manter o retorno às atividades presenciais e o calendário eleitoral, em meio a pandemia.

Imprensa SINDJUFE-BA