Notícia postada dia 05/10/2020

JFBA ampliou para 5/10 o retorno às atividades presenciais e servidores/as, em assembleia setorial, mantêm greve sanitária

Trabalhadores e trabalhadoras da Justiça Federal da Bahia se reuniram em Assembleia Setorial na tarde desta quarta-feira, 30, às 18h via plataforma virtual do Google Meet. A setorial teve como pautas as condições do retorno ao trabalho presencial e a greve sanitária.

A assembleia foi dirigida pelo coordenador Jayr Figueiredo, que abriu os informes e falou sobre o Ato virtual realizado pelo SINDJUFE-BA em seu canal do Youtube, no Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público e contra a Reforma Administrativa. O ato live teve uma boa participação e foi muito elogiado pelos servidores e servidoras da categoria.

Na reunião foi divulgado novamente para os/as servidores/as, os canais de atendimento direto criado pelo SINDJUFE-BA para relatos e denúncias sobre questões de trabalho durante a pandemia. O número é o 71 99338-7654 e o e-mail sindjufeba@sindjufeba.org.br.

Logo após, a servidora da Justiça Federal, Denise Carneiro, falou acerca da deliberação da Plenária Unificada promovida pelo Fórum Baiano que indicou a data de 28 de outubro para realização da Plenária Unificada Nacional pela unidade em defesa do serviço público e contra a Reforma Administrativa. Além disso, divulgou o encontro virtual que terá como tema "Um novo sindicalismo é possível", promovido pelo Coletivo Resistência e Luta do Judiciário no dia 1/10, das 18h às 19h, via Google Meet.

Ainda nos informes, o diretor do SINDJUFE-BA, Jailson Lage, falou sobre a segunda edição do "Diálogos de Classe" com enfoque na Reforma Administrativa e os impactos na sociedade, nos futuros e atuais servidores realizado na quinta-feira, 1, às 17h, no canal de Youtube do sindicato e na divulgação de dois spots de áudio da campanha contra a Reforma Administrativa veiculados em duas grandes rádios de Salvador (Piatã FM e Metrópole FM).

Partindo para as pautas principais, a diretoria do SINDJUFE-BA considerou que a Reforma Administrativa em curso, representa uma tentativa de desmonte completo do setor público no Brasil e reforçou que o jurídico do sindicato já está em vias de materializar denúncia contra o Judiciário Federal na Bahia.

"Essa Reforma Administrativa proposta pelo governo Bolsonaro visa destruir de vez o serviço público, dando-lhe um caráter de subsidiariedade, ou seja, ele apenas subsistirá onde não houver prestação de serviços por empresas privadas, e isso significa que onde o setor privado não tiver interesse de atuar, por lhe ser menos lucrativo ou mais oneroso, é que haverá serviço público. Resumindo, se hoje a população ainda tem acesso a hospitais, escolas e outros serviços públicos gratuitos, isso poderá deixar de existir", declarou a Coordenadora do SINDJUFE-BA, Fernanda Rosa.

Além disso, afirmou que o teor da Portaria SJBA-SECAD – 10839100 que autoriza o reembolso do valor gasto com aquisição direta de máscaras faciais e o teor da nova resolução Presi 1131507 da SJ/BA que ampliou até dia 4 de outubro de 2020 o teletrabalho, não descarta a possibilidade de o SINDJUFE-BA ajuizar medida cautelar que busque forçar a administração a cumprir a sua obrigação de fornecer EPIs de qualidade e segurança aos trabalhadores e trabalhadoras da Justiça Federal.

"O SINDJUFE-BA tem cobrado sistematicamente da Administração para que ela cumpra a sua obrigação de fornecer os EPIs para a categoria e não exija que o trabalhador compre mediante ressarcimento, mas, infelizmente, em todos os pedidos que foram formalizados administrativamente foi negado. Em vista disso, o sindicato está ingressando com uma ação judicial para tentar garantir que a Administração forneça os EPIs, tal como acontece na iniciativa privada",  ressaltou o também Coordenador do SINDJUFE-BA, Jayr Figueiredo.

A direção do SINDJUFE-BA trouxe para a setorial as propostas de resoluções que foram aprovadas por aclamação pelos servidores e pelas servidoras presentes na assembleia. Confira abaixo:

- ampliar, ainda mais, a campanha para rechaçar, de conjunto toda a PEC 32/20;
- aprovar que os trabalhadores da Justiça Federal na Bahia continuem em greve sanitária, ampliando ainda mais a discussão a respeito de sua importância;
- prosseguir com a campanha contra o assédio moral;
- reforçar o Calendário de Lutas: 01/10 – Diálogo de Classes sobre Reforma Administrativa, às 17h, via canal do Youtube do SINDJUFE-BA; 02/10 – Assembleia Geral para Eleição de Delegados para Reunião Ampliada, às 17h, via Google Meet; 10/10 – Reunião Ampliada da Fenajufe;

Imprensa SINDJUFE-BA