Notícia postada dia 28/09/2020

AG: Categoria reforça a necessidade de luta contra a Reforma Administrativa e aprova Calendário de Luta

Servidores e servidoras do  Judiciário Federal da Bahia se reuniram em assembleia geral  para discutir sobre a Reforma Administrativa, deliberar encaminhamentos e calendário de lutas. A assembleia foi realizada na tarde da última quarta-feira, 24, pela plataforma virtual  Google Meet.

Nas falas, a categoria reforçou a necessidade de organização e combate contra a PEC da rachadinha e na defesa do serviço público. A luta contra a Reforma Administrativa encaminhada pelo governo Bolsonaro foi tema de muita avaliação e debate entre os trabalhadores e as trabalhadoras, mas todos traziam em comum a discussão de ampla unidade para derrotar mais esse ataque.

“A união dos servidores das três esferas é fundamental para combater esse projeto, assim como a conscientização de toda a classe trabalhadora sobre os prejuízos que essa reforma, caso aprovada, poderá trazer para todos os brasileiros e as brasileiras”, pontuou a  coordenadora do SINDJUFE-BA, Lindinalva de Souza.

O coordenador Fred Barboza informou sobre a realização de uma forte campanha do SINDJUFE-BA contra a Reforma Administrativa e destacou que a luta contra a reforma passa pela defesa dos direitos dos servidores e servidoras, mas vai além porque é uma luta em defesa da nação e do serviço público. Em defesa da saúde, da educação, da Justiça, da segurança.

Na assembleia geral foi deliberado pela categoria participar do Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público que será realizado no próximo dia 30 de setembro, além de definir um calendário de lutas. Em todo o país haverá atos, paralisações e protestos virtuais e presenciais, este último respeitando as regras de segurança sanitária. As atividades também estão sendo convocadas unitariamente pelas centrais sindicais e por fóruns de categorias.

Nesse contexto foi aprovada a resolução da diretoria que propôs rechaçar, de conjunto, toda a PEC 32/20, por entender que não existe a possibilidade de emendas que possa torná-la melhor; rechaçar qualquer medida ou proposta que vise, em tese, salvaguardar segmento da categoria, em detrimento do conjunto dela; realizar paralisação de duas horas, no próximo dia 30, com a suspensão do expediente das 09 às 11h; participar em ato virtual com uso da #NãoAReformaAdministrativa.

Confira o Calendário de Lutas aprovado:

28/09 – Participação na Plenária dos Fóruns e Centrais;

30/09 – Participação da Categoria no Dia Nacional de Lutas, com duas horas de paralisação.

01/10 – Diálogo de Classes sobre Reforma Administrativa;

02/10 – Assembleia Geral para Eleição de Delegados para Reunião Ampliada;

10/10 – Reunião Ampliada da Fenajufe;

Setorial JF: Servidores/as repudiaram retorno presencial e ratificaram adesão à greve sanitária

Em Assembleia Setorial, convocada pelo SINDJUFE-BA, trabalhadores e trabalhadoras da Justiça Federal da Bahia, na tarde da quarta-feira, 23, debateram o retorno ao trabalho presencial e os atos preparatórios contra a Reforma Administrativa de Bolsonaro.

Na assembleia, o coordenador do SINDJUFE-BA, Jailson Lage e os servidores presentes comentaram sobre a reunião da DIREF referente ao retorno as atividades presenciais, agendada para inicio de outubro. Os trabalhadores ratificaram a adesão à greve sanitária e o repúdio à retomada das atividades presenciais no momento em que ainda não há controle da pandemia no país e os números de mortes por Covid-19 não diminuíram no Estado. Na última semana, as preocupações com o retorno foram evidenciados com a confirmação de infecção pelo novo coronavírus de  ao menos nove participantes da cerimônia de posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal.

Os servidores presentes na assembleia deliberaram que o SINDJUFE-BA judicialize a questão dos EPIs; que encaminhe ofício à DIREF e ao TRF1 indicando os altos índices de casos de Covid-19 na Bahia, requerendo a suspensão do retorno presencial.

Imprensa SINDJUFE-BA.