Notícia postada dia 10/12/2010

Jornal A Tarde: Servidores do judiciário completam 23 dias em greve

A Tarde On Line

A greve dos servidores do Judiciário Federal (TRT, TRE, Justiças Militar da União e Federal) completa 23 dias nesta sexta-feira, 10. Reunidos em assembleia desde o final da manhã desta sexta-feira, 10, a categoria anuncia até o final da tarde se mantém ou não a mobilização. A tendência é permanecer em greve até a próxima sexta-feira, 17, quando a paralisação completa um mês, informou Gilvan Nery, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindjufe-BA).

Segundo ele, os grevistas aguardam o resultado de uma reunião marcada para acontecer hoje, entre o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, César Pelúcio. "A partir do desenrolar desta reunião é que decidiremos se suspendemos ou não a greve", afirma Nery.

O sindicalista disse, ainda, que a categoria planeja realizar um manifesto durante a passagem do presidente Lula pelo Centro Administrativo, na tarde desta sexta-feira. O objetivo, segundo ele, é levar as reivindicações diretamente ao presidente.

Paralisados desde o dia 17 de novembro, a categoria reivindica a inclusão do reajuste salarial no orçamento para 2011 e a rejeição do PLP 549/09, projeto que congela os salários e investimentos no serviço público durante dez anos e suspende a realização de concursos públicos.

De acordo com informações publicadas no site do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, mesmo com a greve, os prazos processuais estão sendo cumpridos. Segundo a administração do TRT, um contingente mínimo de 60% dos servidores, em cada uma das unidades do Tribunal, trabalha durante o movimento grevista.

Com a greve, cerca de oito mil atendimentos e mil audiências estão suspensas por dia na Bahia, de acordo com o Sindjufe-BA.