Notícia postada dia 15/09/2020

Trabalhadores/as do TRE-BA mantêm greve sanitária e SINDJUFE-BA divulga o Disque Denúncia contra assédio moral

Trabalhadoras e trabalhadores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) aprovaram a manutenção da greve sanitária, em assembleia realizada na última sexta-feira, 11. Na assembleia, a categoria debateu também sobre os próximos encaminhamentos e tomaram conhecimento do ‘Disque Denúncia’ contra assédio moral.

Como parte dos informes, o coordenador do SINDJUFE-BA, Fred Barboza, destacou a realização da primeira edição do projeto “Diálogos de Classe” promovido no dia 8 de setembro e que teve como tema “O Teletrabalho e o trabalho presencial na pandemia”, recebendo os convidados Raquel Morel e Geraldinho Rodrigues.

Partindo para a pauta da greve sanitária, o coordenador Fred Barboza pontuou que o SINDJUFE-BA continuará a defender a saúde e a vida dos servidores/as, junto aos órgãos do Poder Judiciário Federal da Bahia pautando a manutenção do trabalho remoto como regra e exigindo a garantia de maior segurança daqueles que prestam trabalho presencial com atividades consideradas essenciais.

Fred informou ainda que o anúncio da greve sanitária pelos/as servidores/as do TRE-BA teve grande repercussão na mídia e avaliou como necessária para a resistência em defesa da saúde e da vida dos trabalhadores do órgão. Os servidores também fizeram avaliação sobre a greve sanitária e as eleições e ratificaram a contrariedade ao expediente presencial, visto que a prestação jurisdicional não parou desde março e ainda existe risco eminente de contaminação no Estado aliado a falta de segurança sanitária e falta de equipamentos de proteção nos tribunais e nos cartórios eleitorais.

“Só existe uma questão nesse momento que é a questão de vida. Não existe outro fator, outro algo a ser analisado ou algo que possa ser levado em consideração que não seja a vida. Nessa hora a gente vê que a Administração não está nem aí pra gente. Vamos ter empatia. Empatia pelos mesários que pedem dispensa por medo de trabalhar na eleição, pelos terceirizados que tem medo de perder o emprego, pelos colegas que tem amor a vida e por isso estão em greve sanitária”, declarou o servidor do TRE-BA, Joel Almeida.

Com a finalidade de garantir que os servidores e as servidoras tenham seus direitos resguardados, a direção do SINDJUFE-BA convidou o advogado do sindicato, Dr. Cláudio Andrade, para participar da reunião e sanar as dúvidas sobre a greve sanitária e os próximos encaminhamentos.

A orientação do SINDJUFE-BA é que, o/a servidor/a registre no ponto a realização de “trabalho remoto”, faça login no sistema no horário de início e de finalização do trabalho, no horário normal de expediente, e elabore um relatório diário das atividades realizadas.

A assembleia aprovou ainda que a assessoria jurídica avalie as medidas cabíveis e as possibilidades de denúncias e ações junto aos órgãos competentes.

Assédio Moral e Disque Denúncia
O SINDJUFE-BA denunciou o assédio moral que os colegas estão sofrendo durante a pandemia no portal A Tarde, Record, Varela Notícias e tem tentado ampliar o debate em vários canais de comunicação. Além disso, a direção do sindicato tem feito um trabalho intenso para conscientizar os trabalhadores e as trabalhadoras que essas informações precisam chegar à entidade.

Na assembleia foi divulgado o número do Disque Denúncia 71 99338-7654. Esse número ficará disponível para denúncias de assédio moral e para agendamento de reuniões junto ao jurídico do sindicato sobre os casos.

PEC das “rachadinhas”
Nos informes da assembleia, o dirigente sindical Fred Barboza, pontuou sobre a   proposta de emenda constitucional (PEC 32/2020) que foi enviada ao Congresso Nacional pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 3 de setembro e que revela a maior das intenções desse governo de desmonte do serviço público.

A PEC das ‘rachadinhas’é considerada um dos mais perversos ataques ao serviço público e chama a categoria para reagir com organização de forte luta contra os argumentos infundados do governo que acusam os servidores de privilegiados.

Na oportunidade também foi informado sobre a realização da Plenária Estadual em Defesa do Serviço Público, no dia 14 de setembro, às 17h, pela plataforma virtual Zoom e também transmitido pelo canal do Youtube do Sindifisco Salvador e pela página do Fórum Baiano no Facebook.

Imprensa SINDJUFE-BA