Notícia postada dia 11/09/2020

Live: Teletrabalho e trabalho presencial na pandemia foi tema da primeira edição do Diálogos de Classe

Na terça-feira, 8, às 17h, aconteceu a primeira edição do projeto “Diálogos de Classe”, realizado pelo SINDJUFE-BA através do seu canal no YouTube.  'O teletrabalho e o trabalho presencial na pandemia' foi o tema da primeira live que teve retransmissão pela página do SINDJUFE-BA (AQUI) e também está disponível no formato de podcast no canal do SINDJUFE-BA na plataforma Spotify (AQUI).

A atividade teve como participantes a diretora do SINTRAJUD/SP, Raquel Morel, e o diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (Fentect) e da CSP-Conlutas, Geraldinho Rodrigues. A mediação foi realizada pelo diretor do SINDJUFE-BA, Fred Barboza.

Na abertura da live, Fred Barboza, falou sobre a greve sanitária em defesa da vida no Estado da Bahia, deu informações sobre os atuais números de mortos pela Covid-19 e expôs um dado relevante sobre o trabalho presencial nesse período: 244 médicos morreram durante a pandemia no país (mais de um médico por dia) e 1 em cada 1.000 brasileiros mortos pelo novo coronavirus era trabalhador dos Correios. Fred chamou atenção que a natureza do trabalho destas categorias, que, em comum, têm a necessidade de estar presencialmente em seus postos de trabalho, provavelmente é a causa destes numeros impactantes.

O primeiro convidado a falar, Geraldinho Rodrigues, explicou sobre as dificuldades de estar na linha de frente exercendo o trabalho presencial nesse período e os impactos na vida dos trabalhadores dos Correios, já que o governo estabeleceu o serviço da categoria como essencial. O diretor relatou que, no início da pandemia, a empresa não forneceu equipamentos de segurança para os trabalhadores, tendo conseguido posteriormente através de liminar e com muita exigência dos sindicatos e fiscalização e reforçou a força da categoria para trabalhar, mesmo sem a garantia de qualidade desses EPIs.

Geraldinho ainda relatou sobre a omissão da direção da empresa sobre o repasse dos dados dos trabalhadores infectados e mortos pelo vírus até o momento agora, com a novidade de retirada de direitos da categoria como vale alimentação, auxílio-creche, licença maternidade e tantos outros benefícios essenciais, sob o falso argumento de “déficit” financeiro com possível plano de privatização, o que não deixou dúvidas sobre a realização da greve nacional e ambiental desses trabalhadores.

“O governo Bolsonaro tem uma política clara que é de privatizar os Correios, somos a primeira empresa da lista. A gente conseguiu convencer a categoria que a nossa luta além de ser para manter o acordo coletivo e as 70 cláusulas que querem retirar, o mais importante é lutar contra a privatização. Hoje retiram os nossos benefícios e amanhã retiram os nossos empregos e o mais importante é saber que essa luta não é só dos trabalhadores dos Correios, é uma luta de toda a classe trabalhadora porque os ataques acontecem de todos os lados”, destacou Geraldinho Rodrigues.

Sobre a greve sanitária no Estado de São Paulo, Raquel Morel, explanou sobre todo o processo e a experiência com o teletrabalho aliada com as exigências dos tribunais. Na opinião da diretora, o posicionamento da Administração de retornar os trabalhos presenciais não levou em consideração em nenhum momento os argumentos e preocupações com a preservação da vida dos trabalhadores.

Raquel ressaltou a importância do trabalho realizado em conjunto com os servidores e servidoras durante a pandemia e sobre ouvir a categoria e acompanhar a realidade dos colegas neste momento.

“A gente pautou muito a nossa posição também pelo posicionamento e atitude dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia. Está sendo muito importante esse trabalho realizado com a categoria na defesa da manutenção do trabalho remoto, na [defesa] do adiamento das eleições e na preservação da vida e saúde dos servidores, estagiários, terceirizados e suas famílias. Precisamos lutar pelo nosso direito a vida!”, afirmou Raquel Morel.

Diálogos de Classe e próxima live

O projeto que é conectado com o lançamento do jornal do Sindicato terá a sua segunda edição, ainda a confirmar, prevista para o próximo dia 15 de setembro, às 17h, com o tema Reforma Administrativa. Para esta live foram convidadas duas deputadas federais que debaterão sobre o tema.

Imprensa SINDJUFE-BA