Notícia postada dia 10/09/2020

SINDJUFE-BA se reúne com Diretor do Foro para tratar de um possível retorno presencial e condições de trabalho na pandemia

Após pedido de reunião com a Direção do Foro da Seção Judiciária da Bahia, na tarde desta quarta-feira, 9, o SINDJUFE-BA participou do encontro virtual com o diretor do Foro para tratar de pautas como possível retorno e as condições do trabalho presencial, além da cobrança de metas e participação como entidade representativa dos trabalhadores no Comitê de Crise do Tribunal.

Participaram da reunião o juiz federal diretor do Foro, Fábio Ramiro, a diretora da SECAD, Patricia Menezes, a assistente da DIREF, Lara Lourdes, os coordenadores do SINDJUFE-BA, Jailson Lage, Fernanda Rosa e Jayr Figueiredo, a representante do Conselho de Representantes da JF, Denise Carneiro e os servidores Antonio Walker e Cristiano Cabral, indicados em assembleia.

Na reunião, o coordenador do SINDJUFE-BA Jailson Lage, reafirmou o posicionamento da categoria de não retorno ao trabalho presencial, posto que a prestação de serviço está sendo mantida remotamente pelos servidores da Justiça Federal e também ratificou a adesão à greve sanitária em defesa da vida.

Sobre os trabalhadores que atuam na linha de frente e que continuam exercendo o trabalho presencial durante a pandemia, o servidor Antonio Walker ressaltou sobre a importância da aquisição de EPIs de qualidade como forma de segurança e preservação da vida de todos.

A representante do Conselho de Representantes da JFBA, Denise Carneiro, destacou sobre a cobrança de metas nesse período e sobre as horas a mais  trabalhadas durante o teletrabalho, devido as cobranças dos superiores. O diretor do Foro reafirmou que o teletrabalho exercido na área administrativa continua sendo de 7 horas e mostrou a importância de todos estarem atentos no combate do assédio moral.

“A DIREF colocou as limitações funcionais e administrativas e falou sobre não ter gerência sobre as Varas, ou seja, toda e qualquer reclamação sobre comportamento e exigência dos juízes nas Varas tem que ser levada diretamente para a Corregedoria. As demais sugestões poderão ser levantadas junto ao Comitê de Crise”, afirmou Jailson Lage.

Durante o encontro foram debatidas várias questões quanto ao retorno das atividades presenciais, dentre eles, EPIs de qualidade, desinfecção dos prédios, limpeza frequente das áreas mais comuns e melhoria na estrutura do prédio.

Foi solicitado ao juiz federal Diretor do Foro a participação do Sindicato como representante da categoria no Comitê de Crise do Tribunal. Sobre essa participação, Dr. Fábio Ramiro explicou sobre as limitações funcionais e disse não ter controle da entrada e saída nesse Comitê de Crise, pois é algo determinado pelo TRF 1.

O diretor do Foro ouviu atentamente a todos os questionamentos, se mostrou aberto a sugestões, reavaliações e apresentou algumas informações de controle da pandemia baseado nos dados do Governo do Estado da Bahia e na Prefeitura de Salvador. Segundo ele, se tudo permanecer da forma como está é possível o retorno presencial para início de outubro. O juiz também pontuou a reabertura da Seção Judiciária do Estado do Pará.

“O diretor do Foro chegou a mencionar sobre o recuo nas internações e leitos de UTI, porém, os números no estado seguem altos, sem quedas consistentes e com grave crescimento do número de infectados e mortes”, ressaltou o coordenador do SINDJUFE-BA, Jayr Figueiredo.

Imprensa SINDJUFE-BA