Notícia postada dia 31/08/2020

Assembleia Geral do SINDJUFE-BA aprova moção de apoio à greve dos trabalhadores dos Correios

Reunidos em assembleia geral, realizada na última quinta-feira, dia 27 de agosto, os trabalhadores do Poder Judiciário Federal da Bahia, representados pelo SINDJUFE-BA, aprovaram uma moção de apoio à greve nacional dos trabalhadores dos Correios.

Leia a moção na íntegra:

Todo apoio à greve nacional e unificada dos trabalhadores dos Correios!
Desde o último dia 17, os trabalhadores dos Correios estão em greve nacional. A mobilização unificada envolve os 36 sindicatos e federações do setor. A paralisação nacional é a resposta ao  impasse nas negociações da Campanha Salarial e dos planos de privatização do governo Bolsonaro, que ameaçam não só os direitos, salários e empregos, mas também a própria existência da estatal. Não há proposta de reajuste salarial e nem da reposição da inflação. Das 79 cláusulas existentes no Acordo  Coletivo, o presidente da estatal general Floriano Peixoto quer acabar com 70.

É uma verdadeira destruição dos direitos da categoria. Até mesmo o vale alimentação foi retirado, assim como auxílio-creche, licença maternidade de 180 dias, ticket nas férias, o adicional de distribuição e coleta externa de 30%, entre vários outros. Benefícios essenciais para a categoria que recebe um dos salários mais baixos das estatais, que não chega a dois salários mínimos. Foram mais de dois meses de tentativas de negociação, mas que esbarraram na política intransigente do general e do governo Bolsonaro, determinado a acabar com os direitos dos trabalhadores e privatizar os Correios.

Desmentindo o falso argumento da direção da empresa e do governo de que o brutal corte de direitos é necessário para a “saúde financeira” dos Correios, os sindicatos revelam que no último ano foi registrado um lucro de mais de R$ 160 milhões, enquanto a categoria amarga redução do quadro de funcionários, sobrecarga de serviços e precarização das condições de trabalho. Há oito anos a categoria era composta por 128 mil funcionários, e hoje conta somente com 99 mil.

Os trabalhadores dos Correios atuam em um serviço essencial em meio à atual pandemia e durante os últimos meses seguiram cumprindo com seu trabalho, apesar de sofrer com o descaso da direção da empresa e o governo Bolsonaro para cumprir esse papel. É uma das categorias mais afetadas pela pandemia. Levantamento dos 36 sindicatos aponta para, pelo menos, 120 mortes de trabalhadores dos Correios pela Covid-19. Sob a direção do general Floriano Peixoto, um negacionista assim como Bolsonaro, sequer máscaras e álcool em gel são colocadas à disposição dos funcionários nas agências pelo país.

Os sindicatos da categoria destacam que a defesa da manutenção do Acordo Coletivo se insere numa luta ainda maior que é contra a privatização e a destruição da estatal, que é o objetivo do governo Bolsonaro que já declarou que os Correios são uma das primeiras das 17 estatais que serão entregues ao setor privado em curto prazo. A propaganda de venda total da ECT é feita com argumento de que daria mais agilidade nas entregas e que a ampliação de empresas do ramo aumentaria a concorrência, barateando as postagens. Mais uma mentira. Nas mãos do setor privado, o que iremos assistir é a extinção de serviço, aumento de tarifas e exclusão do atendimento social e para o povo pobre.

O SINDJUFE-BA e os trabalhadores do Poder Judiciário Federal da Bahia, reunidos em assembleia geral, se solidarizam e apoiam a greve nacional unificada dos trabalhadores dos Correios, em defesa de suas reivindicações e contra a retirada de direitos.

- Não a privatização! Por uma ECT pública dirigida pelos trabalhadores!
- Pelo atendimento das reivindicações! Não a retirada de direitos!
- Fora Bolsonaro, Mourão, Guedes e Floriano!

IMPRENSA SINDJUFE-BA