Notícia postada dia 27/08/2020

JF suspende retorno ao trabalho presencial, após categoria aprovar greve sanitária

Ante a iminência de retorno às atividades presenciais, marcado para o dia 1º de setembro, os trabalhadores e trabalhadoras da Justiça Federal se reuniram em assembleia virtual, no último dia 25, onde aprovaram a decretação de greve sanitária e dentre outros temas, exigiram o fornecimento de EPIs de qualidade e em quantidade suficiente para todo o período laborado, para aqueles que já prestam trabalho presencial, por conta da peculiaridade das atividades exercidas.

A Diretoria, por meio de requerimento, comunicou à Diref dos termos da setorial. Ontem, 26/08, o TRF1 emitiu resolução pela prorrogação do plantão extraordinário até o dia 29 de setembro.

“O Tribunal usou a sensatez e adiou para final de setembro o retorno ao trabalho presencial, contudo, precisamos ficar atentos, precisamos melhorar bastante as condições de trabalho para os colegas que já prestam trabalho presencial, a exemplo dos agentes de segurança”, afirma o coordenador do SINDJUFE-BA, Jair Figueiredo.

Debate

A assembleia teve inicio com informes do coordenador do SINDJUFE-BA, Jailson Lage, que pontuou todos os requerimentos feitos pelo SINDJUFE-BA desde o início da pandemia. O Sindicato já protocolou 11 requerimentos administrativos, exigindo da Justiça Federal a aplicação de medidas de segurança em defesa da vida dos trabalhadores, frente à pandemia do novo coronavírus.

“O sindicato desde sempre tem peticionado administrativamente, afirmando que não é hora de voltar. Apresentamos sugestões e solicitamos o direito de participar das comissões”, ressalta Jailson.

Durante o encontro foram debatidas várias questões quanto ao retorno das atividades presenciais, dentre eles, o fornecimento dos EPIs, desinfecção dos prédios, limpeza frequente das áreas mais comuns e das salas.

O servidor Antonio Walker ressaltou sobre a importância de dedicar uma atenção maior e constante aos colegas que não deixaram de trabalhar presencialmente, considerados dos serviços essenciais e que correm riscos eminentes no trabalho e são expostos aos contágios pela Covid-19 todos os dias. Além disso, destacou sobre a necessidade da garantia pelas administrações dos EPIs de qualidade para preservação da vida de todos.

“Temos que preservar a vida de todos os servidores, servidoras e partes que terão que frequentar a Justiça assim que houver o retorno presencial, mas é como eu já falei inúmeras vezes aqui, é mais que importante pensar em quem não saiu do trabalho presencial em nenhum momento”, destaca Walker.

Ontem, 28/08, o SINDJUFE-BA protocolou um requerimento na JF exigindo a aplicação de com conjunto de medidas de segurança aos agentes de segurança. Leia aqui.

A diretoria do Sindicato, conforme deliberações das assembleias da categoria, reafirma posicionamento contrário à retomada precoce das atividades por representar riscos à vida de servidores, magistrados, terceirizados, advogados e jurisdicionados.

Na assembleia foi aprovado também, reiterar o pedido de reunião com a Direção do Foro da Seção Judiciária da Bahia, escolher representantes de base para participar de reunião com a Diref e fazer um estudo jurídico sobre a decretação de greve sanitária.

Luto

Na assembleia, foi comunicado o falecimento do ativista social e sindicalista França, na terça-feira, 18, vítima de Covid-19. Foi dedicado um minuto de silêncio em homenagem ao colega de luta.

Imprensa SINDJUFE-BA