Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 24/08/2020

Notícia postada dia 24/08/2020

Proposta de Greve Sanitária apresentada pelo SINDJUFE-BA é aprovada na reunião Ampliada da FENAJUFE

Proposta de Greve Sanitária apresentada pelo SINDJUFE-BA é aprovada na reunião Ampliada da FENAJUFE

Sindicato batalha para que a campanha em defesa da vida, iniciada na Bahia, se espalhe pelo país

Tem um ditado popular que diz que “uma andorinha só não faz verão”. Foi com esse sentimento de unidade e de fortalecimento da luta em defesa da vida que o SINDJUFE-BA participou da reunião Ampliada da Fenajufe, realizada no último final de semana.

A unidade já se deu na assembleia geral da categoria, onde a diretoria apresentou uma proposta unitária de chapa para a eleição dos delegados e dos observadores. O critério da unidade foi o manifesto, aprovado na referida assembleia, que tinha como eixo central a luta em defesa da vida e a construção da greve sanitária, como método de luta.

“Pautamos a necessidade da construção da greve sanitária como a medida eficaz em defesa da vida. Não é o momento do retorno ao trabalho presencial. O número de contaminados pelo novo coronavírus e o número de mortes pela Covid-19 no país seguem em alta. Todos os dias morrem em média mil pessoas. Servidores públicos, de serviços essenciais como os Correios, estão presentes nesta triste estatística. A cada mil mortes, uma é de trabalhadores dos Correios. Não podemos aceitar que nós, servidores públicos, sejamos jogados ao abatedouro. Sabemos que não existem condições de retorno, não existem medidas de segurança eficientes nos tribunais”, afirma Jayr Figueiredo, diretor do SINDJUFE-BA, delegado eleito para a reunião Ampliada da Fenajufe.

A proposta defendida pelo SINDJUFE-BA e pelo coletivo nacional LutaFenajufe foi aprovada com 54 votos favoráveis, 35 contrários e 2 abstenções. A resolução destaca que a “Greve Sanitária Já” foi aprovada, como forma de proteger a vida de servidores, servidoras e cidadãos. A defesa da proposta vencedora foi realizada pelos delegados Jayr Figueredo, Fred Barboza (ambos da BA) e Raquel Morel (SP). A Bahia tem indicativo de greve sanitária aprovado na JF e JE, enquanto São Paulo, já está em greve sanitária nestes mesmos órgãos.

O SINDJUFE-BA já tinha enviado à Fenajufe uma carta exigindo que a Federação realizasse esse debate nacionalmente com todos os sindicatos. Também, foi  divulgado uma nota pública do coletivo LutaFenajufe em defesa da greve sanitária, em defesa da vida.

Outra proposta apresentada para o fortalecimento da luta em defesa da vida e dos serviços foi apresentada por Denise Carneiro, delegada da Bahia. “O Fórum Baiano em Defesa do Serviço está buscando realizar uma grande Plenária de Fóruns, Frentes e Comitês similares de cada Estado e mais a Frente Parlamenta Mista para organizar uma campanha nacional alinhada com o Fonasefe e Fonacate. Essa campanha para ter sucesso precisa da participação das Entidades locais de servidores de todas as esferas, Entidades de trabalhadores da iniciativa privada e também dos Movimentos Sociais. Defender o serviço público é tarefa de todos que nele trabalha e também de todos que os utilizam”, ressaltou Denise. Na Bahia, o SINDJUFE-BA tem construído o Fórum Estadual.

Antonio Walker, delegado da Bahia, destacou a necessidade da garantia de Equipamentos de Segurança (EPIs) de qualidade aos servidores que estão trabalhando presencialmente. Walker também denunciou a má qualidade dos EPIs que as administrações estão distribuindo aos servidores. “É imprescindivel não esquecer de quem não saiu do trabalho presencial em nenhum momento, pela peculiaridade do cargo ou por ter que manter a possibilidade do teletrabalho funcionando, uma vez que para tudo funcionar no mundo on-line existem inúmeras pessoas que tem que estar na linha de frente nas sedes e nas ruas diarimente”, destacou Walker.

Por fim, a reunião Ampliada da Fenajufe reafirmou a defesa do Fora Bolsanaro e aprovou uma moção contra os despejos em Minas Gerais.

 

Histórico da Luta

O SINDJUFE-BA foi o primeiro sindicato da categoria, em todo o país, a realizar assembleias on-line com a categoria. Desde o início da pandemia, o Sindicato protocolou requerimentos em todos os tribunais apresentando um conjunto de medidas, visando garantir a segurança dos trabalhadores do Poder Judiciário Federal.

Quando o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) emitiu portaria comunicando o trabalho presencial no mês de julho, o SINDJUFE-BA se posicionou contrário. O Sindicato realizou assembleia como os trabalhadores do TRE-BA, aprovou-se o não retorno ao trabalho presencial e a realização da campanha “Meu voto é pela vida”. Os trabalhadores também aprovaram o posicionamento pelo adiamento das eleições e que todo o dinheiro que seria gasto no processo eleitoral fosse investimento no combate à pandemia do novo coronavírus.

A mesma situação ocorreu na Justiça Federal. Desde quando a direção do Foro fala em retorno presencial, o SINDJUFE-BA tem realizado assembleias setoriais como os trabalhadores da JF, que aprovaram posicionamento contrário ao retorno do trabalho presencial e em defesa da greve sanitária.

No Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) a situação tem sido diferente. Com boa parte do seu acervo de processos já estão tramitando eletrônicamente, a Presidência do tribunal tem sido mais prudente. Contudo, mesmo o TRT5 já fala em retorno ao atendimento presencial, a partir de 21 de setembro.

 

Nova reunião ampliada

Uma nova reunião Ampliada da Fenajufe será realizada no dia 19 de setembro.

“Embora a aprovação da ‘Greve Sanitária Já’ tenha sido um importante avanço em defesa de nossas vidas, destacamos na Ampliada, que não combinar esta greve com a luta pela suspensão do calendário eleitoral é um erro que dificulta as mobilizações na Justiça Eleitoral. A tradicional política de ‘redução de danos’, que alguns setores do movimento sindical costumeiramente defendem em diversas lutas da categoria, sempre nos é muito danosa. Mas, neste caso, pode, literalmente, custar nossas vidas”, pontua Fred Barboza, diretor do SINDJUFE-BA.

“O SINDJUFE-BA seguirá com a batalha para que a Federação construa de fato a luta em defesa da vida. Na próxima Ampliada, nossa centralidade se dará em torno da luta pelo adiamento das eleições 2020. É um crime que as entidades de classe dos trabalhadores da Justiça Eleitoral não alertem o conjunto da classe trabalhadora das consequências trágicas que o atual calendário eleitoral pode vir a trazer. O nosso voto segue sendo pela vida”, conclui Fred.

Participaram da reunião Ampliada da Fenajufe pela Bahia como delegado(a)s: Fred Barboza, Jayr Figueiredo, Denise Carneiro, Antonio Walker. Observadores: Graça Monteiro e Cátia Soares.

 

Imprensa SINDJUFE-BA



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE