Notícia postada dia 19/08/2020

Assembleia Geral elege chapa única para Ampliada da Fenajufe

Os servidores e as servidoras do Poder Judiciário Federal na Bahia, reunidos em Assembleia Geral  virtual, na tarde desta terça-feira, 18,  elegerem quatro delegados/as e dois observadores/as para a Reunião Ampliada da Fenajufe, que acontecerá no  próximo dia 22. Foi uma eleição de chapa única, em resposta a um pedido de unidade da Coordenação Geral, consubstanciado no “Manifesto pela unidade em defesa da vida”. Veja o manifesto aprovado AQUI.

“Importante ressaltar que o SINDJUFE-BA, foi o  primeiro sindicato do Judiciário Federal  a realizar assembleia através de uma plataforma on-line, utilizando a ferramenta Google Meet”, foram as palavras do Coordenador do SINDJUFE-BA Fred Barbosa, ao iniciar a Assembleia.

Nos informes, o também Coordenador do Sindicato, Jailson Lage declarou apoio e solidariedade à  greve dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios, que estão sofrendo duros ataques do governo genocida de Bolsonaro. “Para além do apoio à greve dos correios, é importante fazer um chamado às demais centrais sindicais para que construam uma ampla unidade, em defesa dos nossos direitos,  que também estão sendo atacados por Bolsonaro. Nós da CSP Conlutas estamos empenhados nessa unidade. Sozinha, nenhuma categoria vai barrar os ataques, seja do governo de Bolsonaro, ou dos governos estaduais, a exemplo dos servidores públicos da Bahia que foram derrotados na luta contra a Reforma Previdenciária de Rui Costa do PT”, afirmou Jailson.

Dando continuidade, a servidora da Justiça Federal Graça Monteiro, deu o informe acerca da realização de vários debates com diversos temas relevantes para a categoria, organizados pelo Coletivo Resistência e Luta no Judiciário.

O Coordenador  Fred Barboza pontuou sobre reunião com a OAB-BA e o seminário nacional promovido pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), na semana passada, com participação do Sindicato, que tirou um amplo calendário de mobilização dos servidores públicos federais (SPFs).

Assuntos que trazem grandes preocupações também foram debatidos como: o retorno ao trabalho presencial;  a falta de garantia de fornecimento de equipamentos de proteção individual pelos órgãos; a preocupação com a saúde durante o confinamento; as ameaças aos direitos, advindas de propostas de Reforma Administrativa; a realização das eleições no período de pandemia, dentre outros.

Após muitas discussões os trabalhadores e trabalhadoras do PJU da Bahia reafirmaram  a posição em  defesa da greve sanitária e da unidade da classe trabalhadora em prol da  da vida e da saúde de todos.

“Nosso desafio agora é a defesa da vida da classe trabalhadora, esse é o nosso objetivo maior.  A ampliada foi conseguida na marra e ela é muito importante para unificar a luta em todo Brasil. Vamos  juntar as forças dos trabalhadores do Judiciário Federal  em todo o Brasil, em defesa da vida”, declarou a servidora do TRE-BA Suely Silveira.

“Estou extremamente preocupada, em especial, com a condição da Justiça Eleitoral, pelo caráter que as eleições tomam, com a aglomeração de pessoas e com muita rotatividade nas seções eleitorais. É necessário que a gente leve para a Ampliada da Fenajufe uma posição firme, para que não retornem as atividades presenciais em nenhum Tribunal e para a suspensão das eleições”, destacou a Coordenadora do SINDJUFE-BA, Lindinalva de Souza.

Manifesto aprovado
O manifesto aprovado na Assembleia Geral foi apresentado conjuntamente pela Coordenação Geral/Gestão Democracia e Luta e pelo  Opinião Alternativa, o qual foi acolhido pelo Coletivo Esquerda no Judiciário e Resistência e luta e aprovado à  unanimidade.

Representando o Coletivo Resistência e Luta no Judiciário, a servidora do TRE-BA, Janiere Portela, também fez a leitura do Manifesto elaborado por eles. Veja o manifesto completo do Coletivo Resistência e Luta no Judiciário AQUI.

Delegação para Ampliada da Fenajufe
A  chapa única do SINDJUFE-BA para a reunião Ampliada da Fenajufe, que acontece no próximo dia 22 de agosto, foi eleita com  68 votos a favor e 7 abstenções. A delegação será formada por 1 delegado do Coletivo Opinião Alternativa (Fred Barboza - TRE/BA); 1 delegado da direção do Sindicato (Jayr Figueiredo - JFBA); 1 delegado do Coletivo dos Agentes de Segurança (Walker Matos - JFBA); 1 delegada (Denise Carneiro - JFBA) e 2 observadores (Cátia Soares - TRT 5 | Janiere Portela - TRE/BA) do Coletivo Resistência e Luta no Judiciário.

Os integrantes presentes do Coletivo Esquerda no Judiciário se abstiveram da votação na chapa, embora tivessem  acordo em construir a luta contra a Reforma Administrativa; em defesa da vida e pelo adiamento das eleições.

“O motivo de não montarmos chapa para a Ampliada e de nos abstermos dos votos, embora estejamos de acordo com os encaminhamentos propostos, é porque isso precisa ser construído dialogicamente e convocar uma assembleia sem incluir na pauta a situação atual foi um equívoco. Precisamos de permanentes espaços de diálogos e é aqui onde a gente pode tentar produzir sínteses coletivas, para atuar juntos com independência, com firmeza e em defesa dos nossos interesses, que nesse caso é em defesa da vida”, afirmou o servidor da JF Cristiano Cabral.

Imprensa SINDJUFE-BA