Notícia postada dia 13/08/2020

Fenajufe convoca Ampliada para o dia 22 de agosto

A Fenajufe convocou para o dia 22 de agosto a reunião Ampliada. Como têm acontecido nos encontros promovidos pela Federação, a reunião será virtual e irá debater ações de protesto e resistência a serem tomadas frente ao cenário de ameaça à vida com o retorno às atividades presenciais, frente á pandemia do novo coronavírus.

A Ampliada foi resultado do Encontro dos Servidores e das Servidoras da Justiça Eleitoral (ENEJE) com foco na urgência do tema e respondendo à preocupação dos trabalhadores e trabalhadoras em meio à pandemia da Covid-19. O SINDJUFE-BA convocou Assembleia Geral para a próxima terça-feira, 18, às 15h, pela plataforma on-line do Google Meet, para definição da delegação da Bahia.

A publicação da Resolução 322/20, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 1º de junho, conferindo autonomia às unidades do Judiciário Federal a retomarem o trabalho presencial atendendo a critérios subjetivos de segurança sanitária em meio à Covid-19, causou apreensão e revolta com a equivocada percepção do Conselho de que a crise sanitária já estaria normalizando. Na mesma esteira, em 3 de agosto, Augusto Aras, Procurador-geral da República publicou portaria autorizando as atividades presencias. Nos dois casos, a Fenajufe, o SINDJUFE-BA e outros sindicatos de base, atuaram defendendo a manutenção do trabalho remoto como forma de garantir a segurança sanitária dos trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário Federal.

O calendário aprovado pela Comissão Organizadora da Reunião Ampliada é o seguinte:

5/8 – Publicação da convocatória da Reunião Ampliada da Fenajufe;
6 a 18/8 – Convocação e realização das Assembleias Geral nos Estados para eleição de delegados, observadores e suplentes à reunião Ampliada virtual da Fenajufe;
19/8 – Data limite para os sindicatos enviarem a documentação e inscrição dos participantes da reunião Ampliada;
19/8 – Data limite para os sindicatos enviarem seus próprios informes e propostas prévias;
21/8 – Disponibilização do relatório com os informes dos sindicatos e propostas prévias, aos participantes da reunião Ampliada;
22/8 – Reunião Ampliada Virtual da Fenajufe;

Propostas prévias:
Os sindicatos poderão apresentar propostas à Ampliada previamente. Para isso, devem enviá-las ao e-mail secpolitica@fenajufe.org.br até o dia 19/08/2020. Essas propostas serão sistematizadas e disponibilizadas aos participantes, juntamente com os informes dos sindicatos antes da reunião Ampliada.

Já durante a reunião Ampliada virtual, as propostas deverão ser apresentadas por mecanismo próprio da plataforma a ser disponibilizada, ainda que tenham sido anunciadas durante as intervenções.

A programação definida pela Comissão Organizadora da Ampliada ficou assim definida:

9h – Abertura;
9h10 - Debate de Conjuntura;