Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 25/07/2020

Notícia postada dia 25/07/2020

7 filmes protagonizados por mulheres negras #JulhoDasPretas

7 filmes protagonizados por mulheres negras #JulhoDasPretas

25 de Julho é o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Esta data começou a fazer parte do calendário de lutas em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro, Latino-americanas e Caribenhas, na República Dominicana. No Brasil, a data também busca homenagear Tereza de Benguela, mulher negra símbolo de resistência, que liderou o Quilombo de Quariterê após a morte de seu companheiro, José Piolho.

Nessa data, não podemos deixar de falar também da exclusão das mulheres negras no audiovisual. Para ajudar a quebrar essa invisibilidade imposta pelo sistema capitalista e seu racismo estrutural, selecionamos 7 filmes protagonizados por mulheres negras.

Dê o play e assista!

 

O Ódio que Você Semeia (2018)

Starr Carter é uma adolescente de 16 anos que vive em dois mundos diferentes, morando em bairro periférico, ela estuda em um dos melhores colégios da cidade. No entanto, quando Starr presencia a morte de seu melhor amigo, ela é obrigada a se posicionar e passar por uma jornada de autoconhecimento.

Disponível para compra no YouTube.

 

Estrelas Além do Tempo (2016)

Um trio de mulheres afro-americanas, que trabalharam na NASA e ajudaram a lançar com sucesso sua primeira viagem ao espaço nos anos 60. ‘Estrelas Além do Tempo’ mostra Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson lutando contra os preconceitos de gênero e raciais.

Disponível para compra no YouTube.

 

Rainha de Katwe (2016)

Phiona Mutesi é uma jovem de Uganda que, órfã de pai, é obrigada a largar a escola para ir trabalhar nas ruas. A vida não lhe foi gentil, mas através de um projeto social ela conhece o xadrez, que passa a jogar com maestria. Apaixonada pelo esporte, a jovem começa a ganhar campeonatos e sonha em se tornar uma das melhores do país, disposta a passar por todos os obstáculos em seu caminho. 

Disponível para compra no YouTube.

 

O dia de Jerusa (2014)

O curta-metragem narra a história de Jerusa, uma senhora que está fazendo os preparativos para seu aniversário de 77 anos quando recebe a visita uma pesquisadora de opinião sobre sabão em pó. A pequena visita, que duraria apenas alguns minutos, acaba se estendendo quando o encontro das duas faz emergir memórias do passado da mais velha e sonhos da visitante.

Disponível gratuitamente no YouTube.

 

Preciosa – Uma História de Esperança (2009)

Com seis indicações ao Oscar, o filme conta a história de uma adolescente de 16 anos, que é abusada pelos pais e está grávida de seu segundo filho.  Sem grandes perspectivas, as coisas mudam quando uma assistente social lhe consegue vaga em uma escola alternativa. Dando a jovem uma oportunidade de trilhar novos caminhos.

Disponível gratuitamente no YouTube.

 

Antônia (2006)

Filme nacional de 2006 interpretado por Negra Li, Leilah Moreno, Quelynah e Cindy Mendes. As quatro interpretam jovens negras da periferia que querem ir contra qualquer expectativa sobre elas na sociedade montando um grupo de rap. Elas precisam lidar com o machismo, preconceito racial e a violência dominante no meio onde moram.

Disponível gratuitamente no YouTube.

 

A Cor Púrpura (1985)

Dirigido por Steven Spielberg e com dez indicações ao Oscar, o filme mostra a evolução de uma mulher que sofreu abusos durante a infância pelo pai e tem que lidar com o autoritarismo do marido durante a vida adulta. Emocionante e sensível, o filme protagonizado por Whoopi Goldberg é um clássico para comunidade negra e para o cinema.

Disponível para compra no YouTube.

 

Imprensa SINDJUFE-BA

 

 



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE