Notícia postada dia 24/07/2020

Servidores da Justiça Eleitoral reafirmam defesa da vida e elegem representantes para o ENEJE

Os servidores e servidoras da Justiça Eleitoral da Bahia -  reunidos em Assembleia Setorial Virtual, realizada na terça-feira, 21 - reafirmaram  a defesa da vida e da saúde, tanto dos servidores, quanto  dos cidadãos envolvidos no processo eleitoral de 2020.

O encontro on-line, que contou com  forte presença dos servidores da capital e do interior, também elegeu os representantes da Bahia para o  Encontro Nacional Extraordinário dos Servidores e das Servidoras da Justiça Eleitoral  (ENEJE),
convocado pela FENAJUFE.

A setorial contou com a presença da convidada Raquel Gonzaga, Diretora de Base do Sintrajud de São Paulo, que deu informes sobre a aprovação da greve sanitária, contra a retomada das atividades presenciais em meio à pandemia do novo coronavírus, sem garantia de proteção à saúde, na Justiça Eleitoral e no TRF/Justiça Federal daquele Estado.

O Coordenador do SINDJUFE-BA, Fred  Barboza, que dirigiu a assembleia, discorreu sobre  a situação atual do TRE-BA e as portarias publicadas pelo órgão, além de destacar o Manifesto assinado pelo Coletivo LutaFenajufe, que tem como mote "Nosso Voto é pela Vida", destacando a necessidade do chamamento de uma Reunião Ampliada pela Federação.

“A decisão de manter a realização de uma eleição municipal durante a pandemia, justamente quando ela avança para o interior do estados, é um total desrespeito à vida da classe trabalhadora. Diante de tudo isso e da insensibilidade demonstrada pelo Judiciário Federal, nossa categoria não pode se omitir. Assim, a defesa do adiamento da eleição, até que existam condições seguras para a vida de todos os envolvidos, trabalhadores, mesários e eleitores, e a greve sanitária é a única decisão possível para nós, se nao quisermos ser cúmplices do aumento exponencial de casos e mortes”, declarou a servidora do TRE-BA, Suely Silveira.

Durante a assembleia, ocorreram  reiteradas falas apontando a necessidade de maior atenção e apoio aos cartórios eleitorais, além de ressaltar a importância da Fenajufe chamar a unificação das mobilizações do Judiciário Federal em todos os estados.

“Todos nós já sabemos que os menos favorecidos economicamente são os mais vulneráveis a contrair o vírus e que a preocupação não é pela vida, mas sim demonstrar que tem leitos pra os que serão e estão mais vulneráveis ao contágio. A luta pelo adiamento da eleição é pela defesa da segurança de servidores e eleitores”, afirmou a servidora do TRE-BA, Marta Brasil.

ENEJE

A Fenajufe realiza nesse sábado, 25, o Encontro Nacional Extraordinário Virtual de Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral (ENEJE). O encontro, que tem como pauta os “Impactos aos servidores com a realização das eleições, ocorrerá através de plataforma on-line.

Os sindicatos puderam indicar até 03 servidores/as do quadro da Justiça Eleitoral, entre dirigentes e servidores da base, com a obrigatoriedade da participação de um servidor/a em exercício em Cartório Eleitoral.

A categoria elegeu, por aclamação, os dirigentes sindicais Frederico Barboza e  Lindinalva de Souza, além da servidora de Cartório, Karla Macário,  como os representantes da Bahia no referido encontro.

“Essa questão não é apenas da Justiça Eleitoral ou da Bahia. Precisamos fazer esse debate com todos os colegas do Judiciário Federal e acredito que o ENEJE, Encontro Nacional da Justiça Eleitoral, convocado pela FENAJUFE para o próximo dia 25, exigirá da federação a realização de uma reunião ampliada para uma ação conjunta de toda a categoria em defesa da vida”, completou a trabalhadora da Justiça Eleitoral, Suely Silveira.

Imprensa SINDJUFE-BA