Notícia postada dia 15/07/2020

Servidores do TRE-BA mantêm estado de greve sanitária

Na última quarta-feira, 8, os trabalhadores da Justiça Eleitoral da Bahia, participaram de mais uma assembleia online. A assembleia contou com a participação da diretoria do sindicato e de trabalhadores da capital e de cidades do interior. Devido a publicação da Portaria nº 246/2020 pela Presidência do TRE-BA que manteve a continuidade do trabalho remoto, a direção reafirmou, como tem feitos em reuniões com a categoria e em ofícios e contatos com as administrações, sua posição pela manutenção do trabalho não presencial, priorizando a defesa da saúde e da vida.

O coordenador do SINDJUFE-BA que dirigiu a assembleia, Fred Barboza, fez um relato sobre a expressiva participação e entendimento da categoria nas últimas deliberações e sobre o indicativo de greve sanitária. Em suas falas, os/as servidores/as mostraram novamente a preocupação com a realização das eleições municipais no estado e o aumento dos casos de Covid-19.

Foi informado que a direção do sindicato pediu orientação ao Jurídico sobre a realização da Greve Sanitária em defesa da Vida e Saúde – aprovado pela categoria -, e sobre a defesa junto ao Conselho Nacional de Justiça e as administrações locais de não retorno enquanto a curva epidemológica não esteja descendente. Além disso, ratificou junto ao Tribunal para que sejam divulgados um plano estratégico para os trabalhadores/as do TRE-BA antes do retorno presencial com os protocolos de segurança a serem adotados, fornecimento de equipamentos de proteção individual, tudo em concordância com as orientações dos órgãos de saúde. Para a coordenação, isso, além de proteger servidoras e servidores, também leva em consideração a saúde e a vida de estagiários, terceirizados, usuários e familiares.

Na setorial, também foram destacados a manuntenção da campanha contra o assédio moral nos órgaos e compartilhamento dos canais de denúncia do sindicato e sobre a convocatória para o ENEJE (Encontro Nacional Extraordinário da Fenajufe com Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral).

#10J: Ato ‘Fora Bolsonaro e Mourão, já!’
Na oportunidade, o também coordenador do SINDJUFE-BA Jailson Lage, falou acerca da difícil situação em que o país se encontra com o governo Bolsonaro e Mourão com a comprovação da grave crise sanitária, econômica, social e política e chamou a categoria para participar do Ato do 10 de Julho: Dia Nacional de Lutas organizado pelas centrais sindicais e movimentos sociais, pelo “Fora Bolsonaro e Mourão, já!”.

“Toda unidade de ação deve ser feita para lutar, derrotar e botar para fora esse governo. O SINDJUFE-BA é parte dessa luta e vamos fazer ecoar nossa voz contra este governo e em defesa dos servidores e dos serviços públicos”, destacou Jailson.

Organização e sindicalização
A direção do SINDJUFE-BA juntamente com os/as servidores/as da Justiça Eleitoral da Bahia fizeram uma avaliação positiva da última assembleia setorial, afirmando que a participação da categoria e a organização junto a entidade sindical foi fundamental para o adiamento do retorno ao trabalho presencial no TRE-BA. Mas que o estado de mobilização e alerta continuarão, pois os riscos à vida e saúde ainda são eminentes.

“O sindicato sempre estará próximo e aberto às demandas da categoria. A organização fortalece a nossa luta e é fundamental para as nossas vitórias, ainda mais nesse momento com fortes ameaças de desmonte do serviço público e retirada de direitos dos trabalhadores do serviço público ”, finalizou Fred Barboza.

Veja as deliberações aprovadas na assembleia setorial do TRE-BA:

- que seja mantido a regularidade do trabalho remoto;
- que seja mantido o estado de greve sanitária, sem ainda indicar nova data para votação, sem que se cesse o esforço de diálogo com a administração do órgão;
- que os casos de chamada ao trabalho presencial, definido de forma pouco precisa pela portaria, seja avaliado criticamente pelos/as trabalhadores/as do órgão, que em caso de assédio moral devem buscar o sindicato para a devida denúncia e providências;
- indicação de nova assembleia setorial para o periodo de 15 a 29 de julho, para informes e avaliação da situação atual, bem como a eleição de representantes para o ENEJE, se for o caso;

Imprensa SINDJUFE-BA;