Notícia postada dia 10/07/2020

Após assembleia representativa dos servidores, TRE-BA mantém atividades presenciais suspensas até dia 13 de agosto

Na última segunda-feira, dia  06, a Presidência do TRE-BA publicou a Portaria nº 246/2020, alterando os artigos 1º, 2º, 3º e 6º da Portaria nº 222, de 30 de junho de 2020. A nova Portaria mantém, até 13 de agosto, a continuidade do trabalho remoto e o fechamento da unidade  Regional, incluindo cartórios eleitorais da capital e do interior.

Na decisão a administração registrou o disposto pela Emenda Constitucional 107/2020, que postergou as Eleições Municipais 2020 para o mês de novembro, por conta da pandemia do novo coronavírus. A EC 107/2020 foi promulgada nas mesas da Câmara dos Deputados e do Senado, na última quinta-feira, 02, e as regras foram negociadas com o Tribunal Superior eleitoral (TSE). Os dois turnos das eleições 2020 serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro.

Na Assembleia Setorial do TRE-BA, ocorrida no dia 1º de julho, os trabalhadores e trabalhadoras reafirmaram a posição do não retorno ao trabalho presencial e do  adiamento das eleições para uma data segura, além de aprovarem o indicativo de greve sanitária em defesa da vida. Todas as falas foram unânimes no sentido de defesa da saúde e da vida dos servidores do quadro, requisitados, terceirizados e estagiários, com manutenção do trabalho remoto, enquanto se mantiver o quadro de expansão de contágios e mortes por Covid-19.

A participação na assembleia  da Justiça Eleitoral da Bahia foi bem expressiva, conseguindo atingir o limite de acessos permitido pela plataforma do Google Meet. O encontro contou com mais de 100 servidores e servidoras, que acompanharam e discutiram sobre a posição da Presidência do TRE-BA de retorno às atividades presenciais.

“O SINDJUFE-BA continuará buscando as Administrações para estabelecer canais efetivos de diálogo, que possam de fato contemplar as necessidades, tanto da administração pública quanto dos servidores. O nosso interesse é sempre  resolver as coisas através do diálogo, mas é preciso pontuar que ainda não obtivemos um canal permanente e consistente com essa administração”, afirmou o Coordenador do SINDJUFE-BA, Fred Barboza.

A notícia da continuidade do trabalho remoto foi recebida, pela direção do Sindicato, bem como pelos  trabalhadores e pelas trabalhadoras do TRE-BA, como uma vitória e criou novo fôlego para uma melhor organização da categoria. O estado de mobilização permanece e a participação de todos e todas nessa luta é fundamental para que as administrações compreendam as reivindicações.

"Os servidores e as servidoras da  Justiça Eleitoral da Bahia estão de parabéns. Só nossa organização garante as nossas vitórias. Veja como a organização da categoria com o Sindicato está sendo importante para que a administração compreenda o nosso ponto de vista”, pontuou o servidor do TRE-BA, Jair Cunha.

Imprensa SINDJUFE-BA