Notícia postada dia 03/07/2020

SINDJUFE-BA promove Roda de Conversa que debate conjuntura e luta sindical

Na noite da última segunda-feira, 29, o SINDJUFE-BA promoveu uma roda de conversa que teve como tema “A Conjuntura Brasileira e a Luta Sindical”. O encontro foi resultado de uma deliberação da Assembleia Geral realizada no dia 22 de junho, via Google Meet.

Entre os assuntos abordados a preocupação do cenário atual com uma conjuntura profundamente adversa que reflete os desdobramentos da crise do capitalismo, a emenda constitucional 95, a pandemia, isolamento social, economia paralisada, setor privado com quadro de perda de renda e emprego, reestruturação profunda nas relações de trabalho e um governo inepto e insensível.

“Nós sugerimos essa roda de conversa para que ocorresse rotineiramente como forma de substituir nossos encontros presenciais nos corredores, no restaurante, estacionamento e que fosse um espaço de diálogo, de maneira que propiciasse a tentativa de reflexão coletiva, construção de sínteses, prováveis consensos e também trocarmos concepções, mesmo apresentando divergências”, declarou o servidor da JFBA Cristiano Oliveira.

Sobre as especificidades do PJU foi destacado constituir unidade para atuar nesse momento histórico gravíssimo, seja pela ofensiva neoliberal autoritária, seja pela opressão de liberdades que é refletido diretamente no mundo do trabalho com a precarização na legislação, perda de direitos dos trabalhadores e uso intensivo de plataformas digitais que mantêm os trabalhadores ainda mais distantes e desmobilizados.

“O sindicalismo foi em diversos momentos históricos um importante aglutinador e concentrador das nossas forças na luta contra os ataques que sofremos ao longo do tempo. Nesse momento, vemos o sindicalismo ser diminuído e enfraquecido cada dia mais. Nesse momento de pandemia, é preciso que o sindicalismo se encontre com a sua base. É preciso que a gente reflita a situação que a gente vive e o sindicato procure ouvir e chamar a base para participação no sentido de fortalecer a entidade, que é a grande trincheira de luta nossa”, pontuou a servidora da JFBA Denise Carneiro.

No encontro, o Coordenador do SINDJUFE-BA Jailson Lage, fez um breve histórico sobre a conjuntura brasileira, onde o Judiciário está envolvido, e a luta sindical na defesa dos direitos dos trabalhadores.

“A chamada da roda de conversa foi importante e o debate foi muito bom. Não dá para discutir o Judiciário e suas especificidades sem analisar a conjuntura política com um todo. A reforma Trabalhista, a lei da Terceirização e a reforma da Previdência contribuíram para o contexto da crise do movimento sindical”, pontuou Jailson.

Teletrabalho e precarização do trabalho

Outro ponto debatido na roda de conversa foi a questão do teletrabalho, precarização do serviço público e união da classe trabalhadora geral para o futuro do sindicalismo. O virtual está dominando o momento atual e os trabalhadores se viram obrigados a estarem confinados, com isso houve um distanciamento no contato direto com os colegas e na participação na luta sindical.

“O sindicalismo precisa aprimorar a aproximação com a base, se adaptar aos novos canais de comunicação, se apropriar do virtual e desse momento para ir à frente e tentar suprir essa crise e aproximar a categoria”, destacou a servidora do TRT 5 Heve Estrela.

“A discussão do teletrabalho é primordial para discutir sobre o futuro do sindicalismo. Além da forte questão virtual que estamos vivenciando, o maior problema hoje do movimento sindical e que já vem antes mesmo da pandemia, é a burocratização do movimento sindical e o distanciamento do movimento sindical da base”, afirmou a também Coordenadora do SINDJUFE-BA Fernanda Rosa.

Em breve, uma próxima roda de conversas será chamada pelo SINDJUFE-BA para continuar os debates, análise da conjuntura e tirar possíveis encaminhamentos sobre a luta sindical. Acompanhe o site e redes sociais do sindicato.

Imprensa SINDJUFE-BA