Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 26/06/2020

Notícia postada dia 26/06/2020

TRE-BA: Em setorial, servidores/as deliberam fazer chamado a Fenajufe para debater sobre o adiamento das eleições 2020

TRE-BA: Em setorial, servidores/as deliberam fazer chamado a Fenajufe para debater sobre o adiamento das eleições 2020

Na quinta-feira, 18, o SINDJUFE-BA realizou Assembleia Setorial no TRE-BA via plataforma virtual do Google Meet, para tratar sobre segurança e saúde no trabalho, além dos atos preparatórios para as eleições 2020. Estavam presentes coordenadores e coordenadoras do SINDJUFE-BA e mais 26 pessoas, incluindo de cidades do interior.

Na abertura do encontro o coordenador do SINDJUFE-BA, Frederico Barboza, explanou sobre um dos grandes problemas identificados durante o período de isolamento, que é a pressão por metas, principalmente na Justiça Federal. Outro ponto central discutido foi o teletrabalho e o assédio moral. No que se refere a essa  última questão,  o SINDJUFE-BA iniciará uma forte campanha de denúncia pela preservação e defesa do servidor/a. 

“É necessário que a categoria entenda que não estamos em teletrabalho, estamos em uma  situação de confinamento, de isolamento e que isso traz diversas novas dificuldades de ordem de saúde mental e falta de estrutura”, pontuou Frederico.

No ponto central, que envolve a emissão da resolução 322 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o dirigente sindical destacou que a resolução, apesar de não ser aplicável em tese à  Justiça Eleitoral, acaba gerando uma pressão em torno da volta ao trabalho presencial, que  afetará diretamente a saúde e vida do trabalhador/a do Tribunal, já que o pico endêmico da Covid-19 não foi atingido no Estado. 

“O TRE-BA já reuniu uma equipe para discutir um plano de retorno, com a finalidade de defender a integridade física dos servidores. O plano leva em consideração informações técnicas das Secretarias de Saúde e órgãos da vigilância sanitária, além de considerar a norma do STF que estabelece o trabalho remoto até janeiro de 2021, sendo a única particularidade as Eleições 2020”, declarou o servidor do TRE-BA Jair Cunha.

Uma das maiores preocupações presentes entre os servidores/as do TRE-BA são as eleições 2020. Por isso, a setorial foi convocada também com o objetivo de debater sobre a necessidade do adiamento ou não das eleições. A posição adotada  pela direção do sindicato é sempre defender a vida, seja ela do servidor/a, dos eleitores, dos prestadores, que estarão ainda mais exposto nesse período, por conta de aglomerações causadas pelas campanhas eleitorais e pelo próprio processo eleitoral. 
 

“O sindicato fez uma série de ações como requerimentos aos Tribunais sobre o não retorno ao trabalho presencial, em defesa da vida dos trabalhadores/as do Judiciário Federal. Solicitamos também que o SINDJUFE-BA representasse a categoria nas mesas de diálogo sobre esse retorno e possíveis mudanças”, afirmou o também coordenador do SINDJUFE-BA, Jailson Lage. 

Entre os encaminhamentos dessa setorial estão a realização de uma assembleia específica para discutir, com mais aprofundamento e cautela, sobre o possível adiamento das eleições, com um chamado à  FENAJUFE para saber como se dará o processo eleitoral nos outros estados do país e realizar um debate mais amplo sobre as eleições 2020 durante a pandemia.

 

Imprensa SINDJUFE-BA



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE