Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 19/06/2020

Notícia postada dia 19/06/2020

7 filmes no YouTube relacionados à Bahia para assistir no Dia do Cinema Nacional

7 filmes no YouTube relacionados à Bahia para assistir no Dia do Cinema Nacional

Hoje se comemora o Dia do Cinema Nacional. A data foi escolhida pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) porque em 19 de junho de 1898 o ítalo-brasileiro Afonso Segreto captou as primeiras imagens em movimento da costa brasileira, utilizando-se do cinematógrafo, equipamento que trouxe da França.

A Bahia é parte presente do desenvolvimento da produção cinematográfica brasileira. O baiano Glauber Rocha foi um dos dirigentes do movimento denominado “Cinema Novo”, que rompe com os motes cômicos das “chanchadas”, produzidas pela Cinédia, primeiro estúdio de cinema nacional, fundado na década de 1930, no Rio de Janeiro.

O Cinema Novo passa a retratar a vida real, mostrando a pobreza, a miséria e os problemas sociais, dentro de uma perspectiva crítica, contestadora e cultural. Destacam-se os filmes: “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1965) e “Terra em Transe” (1967), ambos dirigidos por Glauber Rocha. Outro cineasta de destaque do Cinema Novo é Carlos Diegues, autor de “Ganga Zumba” (1963).

O Cinema Novo ganhou destaque internacional. O filme “O Pagador de Promessas” (1962), do diretor paulista Anselmo Duarte, filmado na Bahia, foi o primeiro filme nacional a receber o Prêmio Palma de Ouro, no Festival de Cinema de Cannes, na França em 1962. Também se tornou o primeiro filme da América do Sul a ser indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro.

Na década de 1990, teremos o movimento chamado de Retomada do Cinema Nacional, pós-ditadura militar, no processo de redemocratização, com a promulgação da Lei do Audiovisual, em 1992. Os filmes, em sua quase totalidade, passam a falar das questões nacionais e das contradições do País. Temos como exemplo o filme “Central do Brasil” (1998), dirigido por Walter Salles, que proporcionou a indicação da atriz Fernando Montenegro à disputa do Oscar de melhor atriz. O longa-metragem também disputou o Oscar de Melhor Filme estrangeiro.

Na retomada do cinema, tivemos obras do escritor Jorge Amada ganhando as telonas, como “Tieta do Agreste” (1996). Dando continuidade a um processo iniciado em 1976 com “Dona Flor e seus dois maridos”. Em 1983, foi a vez de “Gabriela, Cravo e Canela” ser exibido nos cinemas.

Para celebrar o Dia do Cinema Nacional, selecionamos 7 filmes ligados de alguma forma à Bahia, todos disponíveis no YouTube. Que tal saborear este menu especial no final de semana. Aproveite!

 

1. Terra em transe (1962)

Dirigido pelo cineasta baiano e de um dos idealizadores do Cinema Novo, no longa-metragem a história se passa na fictícia República de Eldorado. Paulo Martins é um jornalista idealista e poeta ligado ao político conservador em ascensão e tecnocrata Porfírio Diaz e à amante dele, a meretriz Silvia, com quem também mantêm um caso formando um triângulo amoroso. Quando Diaz se elege senador, Paulo se afasta e vai para a província de Alecrim, onde conhece a ativista Sara. Juntos eles resolvem apoiar o vereador populista Felipe Vieira para governador na tentativa de lançarem um novo líder político, supostamente progressista, que guie a mudança da situação de miséria e injustiça que assola o país. Ao ganhar a eleição, Vieira se mostra fraco e controlado pelas forças econômicas locais que o financiaram e não faz nada para mudar a situação social.

Assista: https://bityli.com/kET9G

 

2. Tieta do Agreste (1996)

Aos 17 anos de idade, Tieta viveu aventuras amorosas que escandalizaram a população e fizeram com que seu pai, Zé Esteves, a expulsasse da cidade. Afastada de sua família e amigos, Tieta manteve contato através de cartas, enviando ainda ajuda financeira a seu pai e suas duas irmãs, Tonha e Perpétua. Até que, 26 anos após ser expulsa, Tieta retorna à cidade de Santana do Agreste, acompanhada por Leonora, que anuncia como sendo sua enteada. A presença de Tieta na cidade transforma por completo a pacata vida do local.

Assista: https://bityli.com/hIITD

 

3. Ó paí ó (2007)

Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana. Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio. A falta d'água faz com que todos os moradores do cortiço se confrontem e se solidarizem perante o problema.

Assista: https://bityli.com/OtFh2

 

4. Besouro (2009)

Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel, que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio. O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveriam voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.

Assista: https://bityli.com/Ovsk6

 

5. Capitães da Areia (2011)

Baseado na obra homônima de Jorge Amado, o filme conta a história de Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Pernas e Boa Vida, adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche junto com outros jovens de idade semelhante. Eles praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia.

Assista: https://bityli.com/RgRP1

 

6. Trampolim do Forte (2013)

Felizardo e Déo são dois garotos pobres que moram em Salvador e ganham a vida vendendo picolés para ajudar na renda familiar. Os dois sonham com uma vida melhor, e enquanto trabalham nas ruas, conhecem as propostas de trabalho ilegal, a paixão pela bela Tetéia e também o perigoso Tadeu, o Rei das Criancinhas. Para escapar da dura realidade, o maior prazer de Felizardo e Déo é pular de trampolim.

Assista: https://bityli.com/nGncw

 

7. Café com Canela (2017)

Após perder o filho, Margarida vive isolada da sociedade. Ela se separa do marido Paulo e perde o contato com os amigos e pessoas próprias. Um dia, Violeta bate à sua porta. Trata-se de uma ex-aluna de Margarida, que assume a missão de devolver um pouco de luz àquela pessoa que havia sido importante pra ela na juventude.

Assista: https://bityli.com/DcfCM

 

Imprensa SINDJUFE-BA



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE