Notícia postada dia 12/06/2020

SINDJUFE-BA envia moção em defesa da liberdade do ativista Sebastián Romero

O SINDJUFE-BA (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal na Bahia) soma-se à campanha internacional em defesa da liberdade do metalúrgico argentino Sebastián Romero, militante do PSTU-Argentina e da Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (LIT-QI).

Sebastián Romero é perseguido político desde 2017, por ter participado de uma mobilização, junto com milhares de outros manifestantes, em dezembro de 2017, contra a reforma da Previdência do governo argentino de Maurício Macri. Ele foi preso no Uruguai, no dia 30 de maio. Sua prisão é injusta e tem de ser revogada imediatamente. O Sindicato enviou moção, nesta quarta-feira (10), pedindo a libertação de Sebastián Romero.

Para exigir a libertação de Romero, moções estão sendo enviadas por diversas entidades do todo o mundo. O governo uruguaio, presidido por Luis Lacalle Pou, deve imediatamente libertar o ativista, assim como o governo argentino de Alberto Fernández deve retirar todas as acusações contra ele.

Moção enviada pelo SINDJUFE-BA
No dia 30/5, recebemos a notícia de que o metalúrgico argentino Sebastián Romero foi detido na República Oriental do Uruguai. Sebastián é um político perseguido desde 18 de dezembro de 2017 por ter participado, juntamente com milhares de trabalhadores, na mobilização contra a reforma previdenciária na Argentina. O governo de Mauricio Macri e sua ministra da Segurança, Patricia Bullrich, tentaram demonizá-lo por participar dessa legítima mobilização popular.

Por esse motivo, Sebastián não vê sua família há 29 meses, nem seus colegas da General Motors, a fábrica em que trabalhava, seus amigos do bairro ou seus camaradas na militância do PSTU-Argentina.

Pela mesma razão, Daniel Ruiz foi detido injustamente e preso por 13 meses.

O governo uruguaio, presidido por Luis Lacalle Pou, deve imediatamente libertar Sebastián Romero, assim como o governo argentino de Alberto Fernández deve retirar todas as acusações contra ele.

O SINDJUFE-BA (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia) adere à demanda de libertação imediata e pedimos que todas as organizações democráticas e de trabalhadores se expressem em solidariedade à liberdade de Sebastián Romero.

Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (SINDJUFE-BA)
Salvador, Bahia, Brasil - 10 de junho de 2020