Notícia postada dia 10/06/2020

SINDJUFE-BA realizou Reunião Ampliada da Direção para debater e se posicionar sobre resolução 322 do CNJ

Na sexta-feira, 5/06, ocorreu uma reunião ampliada da coordenação geral do SINDJUFE-BA, com a pauta de  discutir a resolução 322/2020 do CNJ que prevê a possibilidade de  retorno ao trabalho presencial dos órgãos da Justiça a partir do próximo dia 15.  A reunião foi realizada virtualmente e contou com a presença de alguns/as servidores/as com os quais o sindicato já vem discutindo regularmente  essa e outras questões.

O coordenador Frederico Barboza dirigiu a reunião e iniciou a sua fala reconhecendo que a resolução do CNJ 322 é um retrocesso, que coloca em risco à saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras do judiciário federal, bem como a dos terceirizados/as, estagiários/as e do jurisdicionados.  Na oportunidade informou que a direção do sindicato iria encaminhar para todos os órgãos do judiciário um documento pontuando a posição do sindicato sobre a possibilidade de volta ao trabalho presencial, onde será afirmado que não é o momento de retornar as atividades presenciais devido à Bahia não ter atingido ainda, o pico de contágio da doença. Além disso, a direção veiculou para a categoria e a mídia uma nota pública contrária à resolução 322 do CNJ intitulada como “Não aceitaremos que nossas vidas virem indicadores de produtividade” (veja a nota na íntegra AQUI).

Algumas das medidas solicitadas e protocoladas nos Tribunais pelo SINDJUFE-BA foram: a consulta prévia ao Ministério da Saúde; informações técnicas pelos órgãos púbicos; regras de biossegurança; adaptações para evitar proliferações; autorização de trabalho remoto; limpeza e desinfecção dos prédios da capital e do interior; formação de grupo de trabalho para fiscalizar as medidas adotadas pelos Tribunais, dentre outras.

Na reunião, os/as servidores/as se mostraram preocupados com relação ao retorno presencial e declararam ser de extrema irresponsabilidade esse retorno, principalmente, para os grupos de risco e pelo fato dos tribunais estarem batendo recorde de produtividade nesse momento, a custa de muita pressão das chefias. Foi sinalizado os casos registrados de COVID-19 na Justiça Federal e a falta de um treinamento e de uma rotina rígida de limpeza para evitar o contágio do coronavirus nos Tribunais, bem como, que não houve testagem dos/a servidores/as que frequentaram o prédio do JEF.

"Uma das políticas permanente da  diretoria é estar sempre em contato com a realidade da categoria, é por isso que fazemos questão dos próprios diretores distribuírem os jornais e panfletos. É o momento de apresentar nossa visão, mas principalmente é o momento de ouvir os trabalhadores. Com o distanciamento, estávamos privados dessa possibilidade. Esta reunião foi uma tentativa de ter contato com ativistas que hoje não estão na direção, mas que poderiam estar. A reunião foi um sucesso, o nível dos debates foi muito alto, o que nos dá confiança para investir em outros fóruns virtuais, que serão feitos em breve, e desta vez abertos a todos os trabalhadores do judiciário federal na Bahia", destacou o Coordenador do SINDJUFE-BA Frederico Barboza.

O SINDJUFE-BA irá realizar uma Assembleia Setorial da JF, pela plataforma on-line (Google Meet). A Setorial será nessa sexta-feira, 12/06, às 17h. O link será enviado momentos antes do encontro para os/as servidores/as que se inscreverem das 16h às 17h do dia da assembleia virtual pelo número 71 99172-8143 (Imprensa).

Teletrabalho, assédio moral e eleições.

Outros assuntos pertinentes foram levantados pelos servidores/as presentes nessa reunião como o teletrabalho, o assédio moral durante o período da pandemia e as eleições.

Quanto ao teletrabalho, a diretoria irá promover um debate mais profundo com relação a esse tema, inclusive para socializar para a categoria que “o que se vive hoje não é teletrabalho, mas sim um confinamento social, isso é bem diferente e precisamos discutir”, afirmou o dirigente sindical Frederico Barboza.

Sobre os casos de assédio moral durante a pandemia,  “o SINDJUFE-BA em breve promoverá uma forte campanha,  estamos  atento e é  importante que os colegas entrem em contato com o sindicato e denunciem “ afirmou o Coordenador Jailson Lage.

No quesito eleições, a diretoria irá abrir um canal de estudos e diálogo, juntamente com trabalhadores/as do TRE-BA, sobre as datas das eleições para assim definir um plano de trabalho e estratégias visando esse período.

Imprensa SINDJUFE-BA