Notícia postada dia 04/06/2020

Em defesa da vida, SINDJUFE-BA é contra a resolução 322 do CNJ

A direção do SINDJUFE-BA (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia) se posiciona de forma absolutamente contrária e repudia a resolução nº 322 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que autoriza as atividades presenciais nos tribunais a partir do próximo dia 15.

O Brasil está no epicentro do contágio pelo coronavírus, com mais de 500 mil pessoas infectadas e mais de 30 mil mortes por covid-19. “Aqui na Bahia, já tivemos servidores dos tribunais infectados pelo novo coronavírus, inclusive aguardamos respostas da Justiça Federal do pedido feito no dia 7 de maio para que os prédios da capital e do interior sejam desinfectados”, pontua Jailson Lage, diretor do SINDJUFE-BA.

Jailson destaca que desde o inicio da pandemia, o SINDJUFE-BA tem cobrado medidas efetivas por parte dos tribunais para garantir segurança à vida de todos os trabalhadores, efetivos e terceirizados. “Reabrir os tribunais para atendimento presenciais neste momento, é colocar em risco às vidas dos trabalhadores e desvalidar todas as medidas e precauções até agora tomadas”, disse.

O Sindicato está encaminhando a todos os tribunais requerimentos administrativos exigindo que a resolução do CNJ não seja aplicada. Inclusive, avaliamos como positiva a posição do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5) que já comunicou que as atividades na Bahia só serão retomadas após o pico epidêmico ser deixado para trás, “amparada em informações técnicas, notadamente das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e da vigilância sanitária, e ouvidas a OAB e o Ministério Público do Trabalho, e, ainda, das associações de classe, como a Amatra5 e o Sindjufe.”

“A direção do SINDJUFE-BA espera a mesma prudência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Justiça Federal (JF) e da Justiça Militar (JM). Reforçamos o compromisso da luta em defesa dos trabalhadores. Seguiremos atentos à situação de trabalho excepcional na qual nos encontramos hoje, combatendo todo tipo de pressão e de assédio. Não aceitamos nenhum retrocesso nas medidas de segurança, a vida em primeiro lugar”, concluiu Jailson Lage.

Imprensa SINDJUFE-BA