Notícia postada dia 08/06/2020

Informe da diretoria do SINDJUFE-BA aos trabalhadores da JF

No início da tarde de hoje, 8 de junho, a diretoria do SINDJUFE-BA recebeu uma consulta da direção do Foro da seção judiciária do Estado da Bahia sobre o retorno das atividades presenciais, baseado na resolução 322 do CNJ. O prazo de resposta é de 48 horas.

Apesar do prazo exíguo e do método (via processo SEI), sem que seja aberto um canal efetivo de diálogo entre a direção do foro e a representação dos trabalhadores, a direção do sindicato informa que responderá a consulta dentro do lapso temporal indicado. Porém, acreditamos e defendemos, que os trabalhadores do órgão merecem mais respeito com o estabelecimento de uma mesa paritária de negociação. Ademais, lembramos que temos prazos para convocação de assembleias e que, os patrões são ágeis em usar tais formalidades, quando desrespeitadas, para colocar nossas atuações na ilegalidade, sem nem mesmo ir ao mérito das questões em disputa.

A diretoria já está em conversa com o jurídico do Sindicato. Mas, desde já, informa que é, categoricamente, contrária ao retorno do trabalho presencial. Defende que o retorno ao trabalho presencial somente pode ocorrer, com as devidas precauções, uma vez que tenha sido deixada para trás o pico da curva epidemiológica, o que ainda não ocorreu.

Em uma reunião ampliada da diretoria do SINDJUFE-BA, realizada na última sexta-feira, 5 de junho, foi aprovada uma nota pública da diretoria contrária à resolução 322 do CNJ. A nota será divulgada ainda hoje à categoria, bem como publicada na imprensa.

Informamos, também, que será realizada uma Assembleia Setorial da JF, por uma plataforma on-line. Amanhã, divulgaremos o dia e a hora da assembleia. O SINDJUFE-BA irá responder ao tribunal não apenas via requerimento, mas com mobilização e luta: a defesa da vida em primeiro lugar!

Imprensa SINDJUFE-BA