Notícia postada dia 09/12/2010

Momento é decisivo. Greve em defesa dos PCSs deve continuar

BRASÍLIA – 09/12/10 - Integrantes do Comando Nacional de Greve, em reunião na sede da Federação na manhã desta quinta-feira [09], após avaliar o cenário de impasse que se mantém em relação às negociações em torno dos projetos de revisão salarial, decidiram, por maioria, orientar que os estados ainda em greve mantenham o movimento nos próximos dias. Os coordenadores da Fenajufe e representantes dos sindicatos concluíram que, pelo fato de a próxima semana ser decisiva no processo de negociação e também nas articulações políticas junto ao governo federal e no Congresso Nacional, as mobilizações devem se intensificar mesmo naqueles estados que não estão mais em greve por tempo indeterminado.

De acordo com os dirigentes sindicais que votaram pela manutenção da greve, embora alguns estados estejam enfrentando dificuldades a cada dia para manter a categoria com os trabalhos paralisados, devido a uma série de especificidades, outros consideram possível continuar e ainda fortalecer as paralisações até a semana que vem. Além disso, avaliaram que, diante da proximidade do recesso do Judiciário Federal e do MPU, os próximos sete dias serão cruciais para pressionar o presidente do STF, Cezar Peluso; e o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, a finalizar logo o acordo com o Executivo para incluir a previsão dos PLs 6613/09 e 6697/09 na proposta de Lei Orçamentária Anual, que deve ser votada até o final de dezembro pelo Legislativo.

No momento, continuam em greve por tempo indeterminado servidores de Alagoas, Bahia, Amazonas, Mato Grosso, Espírito Santo, Pará, Amapá, Pernambuco e São Paulo.

Atividades em Brasília e atos nos estados na quinta
O Comando Nacional de Greve, com o objetivo de intensificar as mobilizações já desenvolvidas nos estados em defesa da aprovação dos planos de cargos e salários, decidiu manter, na próxima semana, as atividades em Brasília. Para isso, todos os sindicatos devem enviar representantes para os trabalhos de pressão com as cúpulas do Judiciário Federal e do MPU, com o governo federal e com o Legislativo, a partir da próxima terça-feira, 14 de dezembro. Neste dia, pela manhã, o Comando Nacional de Greve se reunirá na sede da Fenajufe.

O novo calendário de mobilizações também inclui um Dia Nacional de Lutas na próxima quinta-feira, 16 de dezembro, em todos os estados, mesmo naqueles que não estão em greve por tempo indeterminado. A orientação é que neste dia os sindicatos promovam com a categoria vários tipos de atividades, como atos nos locais de trabalho, assembleias, manifestações unificadas e até mesmo paralisações.

Os coordenadores da Fenajufe e representantes dos sindicatos presentes à reunião de hoje explicam que o caráter das mobilizações deverá ser definido a partir dos desdobramentos dos trabalhos de pressão nos próximos dias. No entanto, a orientação é que independente do resultado obtido até lá, todos os sindicatos se organizem para seguir o calendário da Fenajufe e promover as manifestações na próxima quinta-feira.

Fonte: Fenajufe