Notícia postada dia 04/03/2020

AG: Servidores/as aprovam indicativo de paralisação no dia 18 de março e elegem delegados/as para Ampliada da FENAJUFE

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado da Bahia/SINDJUFE-BA realizou Assembleia Geral com os servidores de todos os órgãos do Judiciário Federal na última sexta-feira (28), às 13h30, no saguão do prédio sede da Justiça Federal. Houve aprovação para o indicativo de participação na Greve Geral do dia 18 de Março contra a reforma administrativa e em defesa do serviço público.

A mesa foi dirigida pelos Coordenadores Frederico Barboza e Fernanda Rosa. Foram dados os informes após a abertura da assembleia, contudo, as pautas principais dessa Assembleia foram o indicativo de paralisação do dia 18 de março e a eleição de delegados para Ampliada da Fenajufe.

Ainda na oportunidade foram abordados os temas do lançamento do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, no dia 17 de março, a ser realizado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA); da ação ajuizada contra aumento da alíquota da Previdência e também foram dados esclarecimentos referentes à devolução do imposto sindical.

Greve Geral #18M

Para enfrentar o pacote de maldades do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes, os servidores do Judiciário Federal da Bahia aprovaram pela maioria absoluta, com apenas uma abstenção, o indicativo de participação na greve nacional marcada para o dia 18 de março. A greve foi convocada por todas as centrais sindicais e será um dia de luta em defesa dos serviços e servidores públicos, e também contra a 'reforma' administrativa.

"Precisamos construir uma forte greve nacional, com participação de diversas categorias. O momento mostra urgência. Os trabalhadores é que constroem as riquezas do país e eles não podem pagar por uma conta que vem desde 2008. Já passou da hora de darmos um basta e uma resposta à altura contra essa retirada de direitos da classe trabalhadora", afirmou o Coordenador do SINDJUFE-BA, Jailson Lage.

"A gente precisa reagir. Precisamos encontrar estratégias para mobilizar a todos e atrair os colegas para a luta. Os ataques ao serviço público são devastadores e a gente tem que se entender como servidor e trabalhador", destacou a servidora da JFBA, Conceição Moraes.

Ampliada da Fenajufe

Na AG também foram eleitos os/as delegados/as que representarão o SINDJUFE-BA na Ampliada da Fenajufe que acontece no próximo sábado (07/03), em Brasília.

A Federação convocou reunião ampliada para tratar, entre outros temas, das mobilizações previstas para o dia 18 de março, fortalecida diante dos ataques do governo aos servidores/as e serviços públicos.

Para eleger os delegados, o SINDJUFE-BA montou uma chapa unificada com os representantes das diversas forças sindicais do Judiciário Federal da Bahia, como os componentes das chapas que disputaram as eleições com a atual diretoria. Os/as componentes da chapa  foram: Ana Cristina Montalvão, Ana Cláudia, Cristiano Cabral, Cecilia Guimarães, João Marcelo, Lindóia Ribeiro, Rodrigo Lantyer, Denise Carneiro, Janiere Portela, José Cândido, Juvenal Júnior, Gilvan Lopes, Gésner Braga, José Alberto, Jailson Lage, Maria Lúcia Martins, Frederico Barboza, Fernanda Rosa, Grace Lane, Joilton Pimenta, Luiz Augusto Almeida e Lavy Melo.

"Temos que reagir e ir à luta. Se faz mais que necessário termos consciência de unidade de classe para barrarmos os brutais ataques de Bolsonaro, Paulo Guedes e sua turma neoliberal", ressaltou o Coordenador do SINDJUFE-BA, Frederico Barboza.

A AG aprovou as seguintes propostas:

1) que a categoria adira ao calendário de lutas do mês de março proposto pelas Centrais Sindicais (3 de março: Atividade em Brasília em defesa da democracia; 8 de março: Dia Internacional de Lutas das Mulheres; 14 de março: Dia de luta por Marielle Franco; 17 de março: Lançamento do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público; 18 de março: Dia Nacional de Lutas, Protestos e Paralisações);

2) orientar a categoria para que formem comissões de organização e mobilização por locais de trabalho, onde elas ainda não existirem e convocar os membros do Conselho de Representantes a se juntarem a estas comissões;

3) disponibilizar o aparato do sindicato para o suporte logístico destas comissões, com fornecimento de cartazes, panfletos, jornais e boletins da campanha contra a reforma administrativa;

4) esclarecer aos trabalhadores, o caráter reacionário e de conteúdo autoritário dos atos do dia 15, que eles servem para que o governo siga atacando os nossos direitos, bem como, recomendar que os trabalhadores NÃO participem desses atos.

5) aprovar o indicativo de paralisação dos trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia, por 24 horas, no dia 18 de março;

6) organizar mutirões com passagens em salas, convocando a categoria a aderir ao movimento do dia 18 de março;

7) realizar rodada de setoriais com atividades como palestras e debates sobre a reforma administrativa e seus impactos na vida do trabalhador e sociedade;

8) indicar o dia 12 de março como data de Assembleia Geral para apreciação da confirmação deste indicativo;

Imprensa SINDJUFE-BA