Notícia postada dia 04/02/2020

SINDJUFE-BA realizou setoriais no TRT Nazaré e Comércio

O SINDJUFE-BA realizou nos dias 28 e 30/01, assembleias setoriais no saguão do TRT- Nazaré e no TRT - Comércio. A assembleia setorial contou com a participação dos coordenadores Jailson Lage e Lindinalva de Souza e tratou das seguintes pautas: mobilizações contra as reformas do governo Bolsonaro; dia Nacional de Greve e Paralisações (18/03); calendário de atividades e escolha de representantes junto ao TRT5 Saúde.

O coordenador do SINDJUFE-BA Jailson Lage, reafirmou a importância da organização da classe trabalhadora para reagir contra os ataques do governo Bolsonaro que prejudica não só o serviço público e os/as servidores/as, mas também, a população que usufrui e necessita dos serviços prestados.

Nas falas dos participantes da assembleia foi constante a indignação com os ataques do governo que inclui além do desmonte do serviço público, a retirada de direitos da classe trabalhadora. Na oportunidade, a servidora do TRT5 Luciana Liberato, se mostrou apreensiva e cobrou do sindicato pedido de liminar para suspender a alíquota da Reforma da Previdência além de solicitar Assembleia Geral para que se possa definir as diretrizes que o sindicato irá defender junto a base. “As pessoas não vem mais para as setoriais porque estão desacreditadas. É preciso que a gente tome cuidado porque esse descrédito junto com a falta de iniciativa do sindicato, toda a base perde a força para conquistar os nossos direitos”, afirmou ela.

Sobre a questão da alíquota da Previdência, Jailson Lage informou que o SINDJUFE-BA tem acompanhado e realizado reuniões e estudos a nível nacional com a Assessoria Jurídica para tomar as providências cabíveis referentes à suspensão dessa alíquota. E quanto ao esvaziamento das assembleias, Jailson declarou que “estamos vivendo um momento histórico da classe trabalhadora no país onde há um descrédito nas direções sindicais e nos sindicatos e o SINDJUFE-BA não foge dessa realidade, mas é importante que a gente continue batalhando e conversando com a categoria para que ela venha participar e qualificar as assembleias e juntos podermos resistir aos ataques atuais e os que estão por vir”.

Mesmo diante deste atual problema de pouca movimentação da categoria, o servidor da 10ª Vara Rodrigo, ressaltou que, “acho importante essa mobilização e essas discussões com a categoria como o sindicato vem fazendo. O inimigo é poderoso e fazer esse diálogo é importante porque inicia um processo de discussão em defesa do serviço público”.

TRT5 Saúde

Um outro assunto que tem preocupado os colegas do TRT5 é sobre o reajuste das mensalidades e possíveis alterações do regulamento do TRT5 Saúde para 2020. Uma das pautas da setorial foi escolher representantes junto ao TRT5 Saúde para auxiliar e acompanhar junto com o SINDJUFE-BA essa questão. A colega e servidora do TRT5 Cátia Soares será a representante.

Confira abaixo as deliberações retiradas na Setorial:
- formar a Comissão de Mobilização (os nomes indicados foram Josalmir Reis, Rajy, Luciana Liberato, André Liberato, Marcão, Mara Morales, João Saldenberg);
 - realizar AG no dia 12.02 e 19.02, para avaliação do estado de mobilização e possível avaliação da paralisação do dia 18.03.
- continuar tentando reunião com a Presidência do TRT5;

- reivindicar uma cadeira permanente no Conselho Deliberativo do TRT5 Saúde;