Notícia postada dia 22/01/2020

JF: SINDJUFE-BA realiza primeira Assembleia Setorial do ano e servidores/as organizam a luta contra as maldades do governo Bolsonaro

Em Assembleia Setorial realizada na tarde desta terça-feira (21), no prédio sede da Justiça Federal, servidores/as se reuniram para organizar ações de mobilização e luta contra pacote de maldades do governo Bolsonaro, a exemplo da proposta de Reforma Administrativa – que será um dos alvos da Greve Geral do dia 18 de março, convocada pela Fenajufe e centrais sindicais.

O Coordenador do SINDJUFE-BA, Jailson Lage, disse que a proposta de Reforma Administrativa do governo Bolsonaro deve chegar ao Congresso em fevereiro. Informou também sobre a criação do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, que terá seu lançamento no dia 07/02, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA);

A servidora e integrante do Conselho de Representantes da JFBA, Denise Carneiro, deu informe sobre ato no dia 13/02 contra a Reforma da Previdência estadual do governador da Bahia, Rui Costa (PT), na ALBA e sobre a vinda à Bahia, no mês de abril, de Maria Lúcia Fatorelli, Coordenadora Nacional do Movimento pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública.

“O cenário não está sendo favorável e não será fácil para a gente. Está vindo uma série de ataques à classe trabalhadora e ao serviço público, que precisamos barrar. A Reforma Administrativa prevê o fim da estabilidade do servidor, fim da progressão na carreira, redução de salário e da jornada de trabalho, além da suspensão de concursos públicos e de reajustes de benefícios. É momento de unificar e mobilizar”, afirmou o dirigente sindical, Jailson Lage.

O servidor da JFBA Cristiano Cabral, refletiu que “a emenda constitucional que prevê um ajuste fiscal por 20 anos, já tem seus efeitos no cotidiano do serviço púbico, que o digam as demissões de trabalhadoras na JFBA e tende a colocar em risco nossa remuneração daqui a 3 anos, conforme se depreende da palestra, proferida no final do ano passado pelo Diretor de Planejamento do Conselho da Justiça Federal, em nosso auditório. Portanto, é urgente nossa organização e mobilização para deter esse processo avassalador de destruição do serviço público, impulsionado pelo projeto neoliberal autoritário em curso no país”.

O SINDJUFE-BA entende que tem o papel fundamental na educação e conscientização dos trabalhadores e da sociedade em geral. Com esse intuito a partir do mês de janeiro será divulgado vídeos explicativos com diversos temas de interesse da classe trabalhadora. O primeiro será sobre a Reforma Administrativa. Aguarde!

Confira abaixo as deliberações retiradas na Setorial:

- que o sindicato solicite a DIREF a reativação da Mesa de Negociação da JF a ser composta pelo Conselho de Representantes, Diretoria do SINDJUFE-BA e servidores/as da base que queiram participar;

- que o sindicato volte a transmitir as assembleias via videoconferência para participação dos colegas do interior;

- que o sindicato resolva a questão do e-mail interno da JF para encaminhar as notícias e comunicados;

- formar a Comissão de Mobilização (os nomes indicados foram Cristiano Cabral, Denise Carneiro, Gilveraldo Dórea, Andréa Valente);

- realizar reunião aberta do Conselho de Representantes com a Coordenação Geral, preferencialmente no próximo dia 01/02;

- realização de AG no dia 05.02 e 19.02, para avaliação do estado de mobilização e possível avaliação da paralisação do dia 18.03.

- realização de mesa redonda e/ou palestras sobre Reforma Administrativa;

- retorno de realização de mesa redonda e/ou palestras sobre EC 95;

Calendário das próximas Setoriais:

TRE – 23/01 (quinta-feira) às 13h, na entrada do Anexo II (entrada do protocolo);

TRT Nazaré – 28/01 (terça-feira) às 15h, no saguão;

TRT Comércio – 30/01 (quinta-feira) às 13h, no saguão;