Notícia postada dia 13/11/2019

Centrais convocam Dia de Luta contra pacote de medidas de Bolsonaro

Com o anúncio do pacote de medidas pelo governo Bolsonaro que põe fim a diversos direitos dos trabalhadores, as Centrais Sindicais se reuniram para traçar estratégias para barrar essas medidas. O resultado desta reunião foi a convocação para o Dia de Luta, no próximo dia 13 de novembro (quarta-feira), no Centro de São Paulo.

O objetivo do ato é dizer NÃO a mais esse ataque à classe trabalhadora. O ato também será em defesa do emprego, já que chega a 12,5 milhões de pessoas desempregadas em todo o Brasil, e, ainda, em defesa das liberdades democráticas.

No pacote de medidas estão a redução de salários e o fim da estabilidade dos servidores públicos,  a desvinculação da política de reajuste do salário mínimo das aposentadorias e benefícios do INSS; pôr fim ao limite de investimento mínimo em saúde e educação; liberação de quase meio trilhão de reais dos fundos públicos pra entregar aos banqueiros como pagamento da dívida pública; acabar com a contribuição das empresas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e ainda baixar o valor do FGTS (Fundo de Garantia) dos trabalhadores de 8% para apenas 2% mensais.

"A diretoria do SINDJUFE-BA entende que é preciso uma grande unidade de todos/as os/as servidores/as federais, estaduais, municipais e demais trabalhadores para barrar essa PEC da Reforma Administrativa e para isso nós estamos tentando rearticular a CNESF (Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais) e participando também das atividades da FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais). Entendemos que participar de todos os fóruns unificados é importante, pois só uma luta unificada dos trabalhadores vai barrar mais esse ataque do governo Bolsonaro", afirma o coordenador do SINDJUFE-BA, Jailson Lage.

O SINDJUFE-BA vem pressionando a FENAJUFE para que ela chame ainda este ano uma Reunião Ampliada com a categoria para debater sobre as medidas e traçar metas de luta para 2020.

Calendário de Mobilização 2019/2020

Na manhã do dia 11 de novembro, no DIEESE, ocorreu uma reunião para discutir o direcionamento da campanha contra o pacote de medidas de Bolsonaro com conjunto de emendas constitucionais de desmonte do Estado. Nesta mesma reunião ocorreu um debate sobre o calendário de mobilizações para o primeiro semestre de 2020, inclusive com a possibilidade de construção de nova greve geral.

Imprensa SINDJUFE-BA