Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 05/11/2019

Notícia postada dia 05/11/2019

Sai o Outubro Rosa e entra o Novembro Azul, o mês de conscientização sobre o câncer de próstata

Sai o Outubro Rosa e entra o Novembro Azul, o mês de conscientização sobre o câncer de próstata

O mês de novembro vem acompanhado do foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, e de forma mais ampla, na conscientização pelos cuidados com a saúde masculina.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 70% dos homens brasileiros só vão ao médico por influência da família e a falta do check-up anual aumenta ainda mais a chance da detecção da doença em estágio avançado.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.

A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior risco de ter a doença.

A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Para evitar que esta triste estatística se confirme, a prevenção é o único caminho!

 

Imprensa SINDJUFE-BA



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE