Notícia postada dia 27/09/2019

Setorial JFBA decide: Estado de mobilização permanente e defesa da GAJ

Mais uma setorial foi realizada com servidores e servidoras da JF para discutir sobre os encaminhamentos referente a reestruturação das Varas Federais da Bahia. A assembleia ocorreu na tarde do dia 20/9, no prédio dos Juizados Especiais Federais, localizada no CAB.

Representando o SINDJUFE-BA, a coordenadora Fernanda Rosa e o coordenador Jailson Lage, iniciaram dando os informes sobre a audiência pública que aconteceu em Alagoinhas no dia 19/9 tratando sobre a transferência daquela Vara Federal para Feira de Santana. Jailson falou acerca dos cortes de gastos afirmando que a Emenda de 95 é a grande causadora desse verdadeiro desmonte do serviço público e que os colegas de Alagoinhas são muito prejudicados, pois além de terem um volume absurdo de trabalho, trabalham num fórum que não possui as mínimas condições de infraestrutura, tanto que, por conta disso, a maioria dos servidores não se opõe a sair da Subseção.

A assembleia ainda tratou da organização da ida de um representante da direção do SINDJUFE -BA à Brasília com o intuito de procurar ministros do CNJ e do Supremo Tribunal Federal para tratar de assuntos de interesse da categoria, bem como para acompanhar o julgamento dos quintos e da data-base no Supremo e a votação da reforma da Previdência no Senado .

"O que está acontecendo na JF não é um fato isolado, é um reflexo do que tem acontecido em diversos setores. Tem acontecido na JT, na JE, mas tem acontecido também nos Correios e na Petrobrás. Isso tudo é fruto do ajuste fiscal, da economia de gastos, visando meramente a acumulação do setor mais rico da sociedade em detrimento da classe trabalhadora", declarou o também coordenador do SINDJUFE-BA, Frederico Barbosa.

Com a palavra, a servidora da JF e ex-dirigente do SINDJUFE-BA, Denise Carneiro, afirmou que a situação de Alagoinhas é muito grave e devido a isso diversas greves, vigílias e outras ações foram realizadas no passado com o intuito de pleitear a construção de uma sede com condições de trabalho mais dignas para os servidores daquela Vara Federal.

"Gostaria de registrar, mais uma vez, que os colegas do interior não estão sozinhos e nós da Capital abraçamos a causa deles, pois sabemos que eles sofrem muito e são desrespeitados não só pelo volume de serviço e falta de condições de trabalho, como também pela ausência de respeito do direito ao PSPR", afirmou Denise.

Na oportunidade, foi realizado um ato simbólico com os servidores e as servidoras presentes pelo Dia de Mobilização Global pelo Clima, em defesa do clima e do Meio Ambiente. O coordenador Jailson Lage chamou a atenção para a destruição do Meio Ambiente com avanço da exploração florestal com afrouxamento da fiscalização feita pelo governo Bolsonaro. Foram doadas duas mudas de árvores do tipo Acácia Rosa.

A setorial aprovou as seguintes propostas:

- Continuidade do estado de mobilização permanente com o uso regular dos adesivos;

- Finalização do documento com a posição do Sindicato a ser anexado no processo SEI até quarta-feira, 25/9;

- Organização de caravana à Brasília na primeira ou segunda semana de outubro;

- Realização de setorial somente após reunião com a DIREF e/ou se surgir algum fato novo;

- Realização de estudos para proteger a GAJ ante a investida do governo e do TCU contra nossos direitos;

- Continuidade na participação dos atos e estado de mobilização permanente contra a Reforma da Previdência;

Imprensa SINDJUFE-BA