Notícia postada dia 19/09/2019

20/9: SINDJUFE-BA convoca categoria para aderir ao Dia de Mobilização Global pelo Clima

Como parte do calendário de lutas aprovado na Ampliadinha da Fenajufe, no próximo dia 20/9 uma nova manifestação tomará as ruas de vários estados, dentro e fora do Brasil. Desta vez, é o Dia de Mobilização Global pelo Clima, em defesa do clima e do Meio Ambiente.

A data foi retirada pelas centrais sindicais como forma de chamar a atenção da sociedade para a destruição da Amazônia por meio das queimadas, em prol do avanço da exploração florestal,  e também  graças ao afrouxamento da fiscalização do Meio Ambiente, promovidos pelo governo Bolsonaro. Outras demandas desta mobilização serão as pautas do Clima, Direitos, Educação e a luta contra a Reforma da Previdência, já que esta poderá ser votada ainda em outubro próximo.

Cerca de 120 países e vários estados do Brasil confirmaram a adesão ao Dia de Mobilização Global pelo Clima com realização de atos unificados e assembleias programadas nos locais de trabalho.

Em apenas oito meses de mandato, o atual presidente Jair Bolsonaro conseguiu chamar atenção de muitos países internacionais pelo pouco caso com as questões relativas ao Clima e ao Meio Ambiente: exploração da Amazônia, queimadas desenfreadas, demissões em larga escala e deboches às instituições de pesquisa, como o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

"O atual governo está realmente preocupado em agradar a bancada ruralista. A cada dia autoriza a desmatar e explorar mais a nossa Amazônia e mais cedo ou mais tarde será a invasão a terras indígenas. Isso é muito grave e não podemos deixar que aconteça", afirmou o coordenador do SINDJUFE-BA, Jailson Lage.

O SINDJUFE-BA, a CSP-Conlutas, o Fórum de Direitos e Liberdades Democráticas e a Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas apoiam as Manifestações e convocam toda a categoria para aderir a mais esta importante luta.

Imprensa SINDJUFE-BA