Notícia postada dia 16/09/2019

NOTA EM APOIO À GREVE dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL NA BAHIA – SINDJUFE/BA expressa total solidariedade e apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), iniciada no dia 11 de setembro de 2019.

Como é de conhecimento público, a ECT vem se recusando a negociar um novo Acordo Coletivo com os seus trabalhadores/as, ao passo que lhes impôs como única pauta a retirada de direitos, o que na prática significa um massacre a categoria.

A reivindicação mais que legítima da classe trabalhadora é por um reajuste que cubra pelo menos a inflação do período e contra o corte de direitos, algo mais que elementar para os pais e mães de família que buscam, como qualquer outra categoria, manter o seu poder de compra e a sua dignidade.

A ECT é uma empresa pública que não dá prejuízo e não depende de financiamento público, o que torna totalmente sem sentido não dar a esses trabalhadores e trabalhadoras aquilo que é reivindicado, já que o pleito encaixa-se perfeitamente dentro do orçamento dessa empresa. Tal empreitada, por parte do atual governo, em verdade, tem por finalidade sucatear essa valorosa empresa como forma de comprometer a sua imagem frente à opinião pública e justificar a sua privatização.

Outra luta encampada pelos trabalhadores e trabalhadoras dos ECTs é contra a privatização desta empresa pública que cumpre um enorme fim social, estando presente em quase todos os 5 mil municípios do nosso país. Uma vez privatizada a ECT visará tão somente o lucro, como qualquer outra empresa privada e naturalmente todos os seus serviços de cunho social hoje prestados serão extintos, fato que só representa vantagem para quem comprará e explorará a ECT.

Torna-se fato público e notório que tais ataques, por parte do atual governo, somado a tantos outros à classe trabalhadora e a nação, têm por finalidade destruir o Estado e favorecer aos mais ricos, em detrimento de quem tem menos.

Nesse contexto, a cada dia que passa mostra-se mais que necessário a união de todos e todas pela derrubada desse projeto político neoliberal e autoritário, que só privilegia a poucos.

Salvador/BA, 13 de setembro de 2019.

Diretoria do SINDJUFE/BA