Notícia postada dia 19/03/2019

SINDJUFE-BA promove novo debate sobre a Reforma da Previdência

Mais uma vez, o SINDJUFE-BA retoma discussão sobre um tema bastante sensível aos trabalhadores brasileiros: a Previdência.
O sindicato realizou nos dias 12 e 13/03, no JEF e TRT Nazaré respectivamente, mais um debate sobre a contrarreforma da Previdência levantada e incentivada pelo governo Bolsonaro.

Para esclarecer, tirar dúvidas e debater sobre o assunto, o SINDJUFE-BA convidou o professor do IFBA e pesquisador do ILAESE, Daniel Romero. A coordenadora do SINDJUFE-BA Denise Carneiro, abriu o debate dando os informes sobre as atividades realizadas no mês de fevereiro, sobre o 8 de Março e acerca da última novidade do governo Bolsonaro, a MP 873.

Denise explicou que essa MP teve como único e principal objetivo enfraquecer os sindicatos e militâncias com o objetivo de desmobilizar a categoria para tentar passar a reforma da Previdência. Contudo, os/as trabalhadores/as responderão a mais esse ataque e se unirão à luta em Ato a ser realizado na Rótula do Abacaxi, às 9h, no dia 22 de março que é o DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

Na oportunidade, foram apresentadas as ideias das chapas a serem eleitas para o Congrejufe em AG na próxima quinta-feira, 21/03, às 13h30, no TRE, defendidas uma por Cristiano Oliveira e outra por Denise Carneiro. Além disso, foram eleitos os servidores para compor a Mesa de Negociação Permanente do JEF sendo eles, Fernanda Marques e Ilton Leão.

Reforma da Previdência

O professor Daniel Romero começou o debate indagando os presentes sobre a seguridade social e fazendo um breve contexto sobre a Previdência Social do Brasil, que é a melhor e maior da América Latina além de ser também a maior conquista da classe trabalhadora brasileira dos últimos 30 anos.

Daniel explicou ao longo do debate as mudanças nas regras da Previdência para os/as trabalhadores/as do serviço público e mostrou a intenção do governo Bolsonaro e seu influenciador Paulo Guedes que junto com grandes investidores e empresários estão privilegiando as elites econômicas, incluindo medidas antipopulares como é a reforma da Previdência.

Após a fala do palestrante foi aberto espaço para manifestação dos colegas e em todas as falas foram levantadas preocupações com os ataques do governo Bolsonaro e tentativa de desmonte do serviço público. Todos/as concordaram que é preciso união e debate sério sobre a construção da unidade prática da defesa dos direitos dos trabalhadores/as que sofrerão as consequências do arrocho salarial, reformas, ataques e privatizações propostos pelo atual governo.

Clique AQUI e baixe o material de apoio do debate.

Acesse abaixo e assista o debate completo.

Imprensa SINDJUFE-BA