Notícia postada dia 13/12/2018

Governo da Bahia retira direitos dos servidores estaduais

Na quarta-feira (12), servidores estaduais protestaram na area da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) tentando impedir que os deputados aprovassem um pacote de medidas encaminhado pelo Governador Rui Costa (PT) que retiram direitos dos servidores do Estado.

Dentre as propostas encaminhadas pelo governo para votação está o reajuste da alíquota previdenciária de 12% para 14%, a privatização de empresas públicas, extinção da CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) e a redução do repasse do governo ao Planserv de 4% para 2%.
“Estamos vendo aqui, mais uma vez, os trabalhadores sendo prejudicados e o mais difícil de a gente acreditar é que a oposição está votando com o governo e a favor deste retrocesso para a categoria’, ressaltou Arivaldo Alves, presidente da Associação dos Investigadores da Polícia Civil do Estado da Bahia.

Os trabalhadores informaram que essa Reforma Administrativa, além de ser regressiva foi imposta sem diálogo com a categoria.

“A luta nossa é contra esse pacote oferecido de medida pelo governo e contra o reajuste de 2% em cima do desconto que temos do plano de saúde e do reajuste de 14% da contribuição previdenciária. Já temos um dos menores salários do País e lidar ainda com esse reajuste é muito difícil”, afirmou Eduardo Cruz, servidor estadual filiado a Associação dos Policiais Civis da Bahia.

Trabalhadores do Poder Judiciário Federal da Bahia também foram prestar solidariedade aos colegas e reafirmar a importância da união e luta unificada contra as medidas de retirada de direitos da classe trabalhadora.

“Eu enquanto servidor público, venho aqui prestar a minha solidariedade aos servidores do Estado. Não poderia deixar de protestar com meus colegas contra esse projeto nefasto do governo. O trabalhador do Estado já está a anos sem aumento de salário e eles não querem nem aumento, mas sim reposição e ainda vem com esse pacote de medidas. Isso é um crime que lesa a Pátria. Não podemos aceitar esse retrocesso, retirada de direitos da classe trabalhadora não!”, afirmou Romeu Cordeiro, servidor aposentado do TRT e membro do Conselho Fiscal do SINDJUFE-BA.

“O governo enviou um pacote de maldades onde retira direitos dos trabalhadores e causa grande impacto na saúde e vida deles. É por isso que a gente tem que dizer que somente com luta unificada dos trabalhadores conseguiremos derrotar todos esses projetos neoliberais”, ressaltou Jailson Lage, servidor da JF e militante do CSP Conlutas e PSTU. A Coordenadora Geral do SINDJUFE-BA não pode comparecer porque estava em Brasília participando do encontro do FONASEFE (Fórum de Servidores Federais).

Imprensa SINDJUFE-BA