Notícia postada dia 25/09/2018

Segundo imprensa, reforma da Previdência pode ser retomada ainda neste ano em caso de vitória de Bolsonaro

O site G1 publicou, na manhã desta segunda-feira, 24, uma notícia preocupante para os trabalhadores brasileiros: em caso de vitória de Jair Bolsonaro (PSL) na disputa pela Presidência, o projeto de reforma da Previdência apresentado por Michel Temer (MDB) e derrotado, até aqui, pela luta dos trabalhadores, pode ser retomado ainda neste ano. A informação foi publicada no Blog do Camarotti, um dos principais jornalistas políticos do portal G1.

Segundo o jornalista, "interlocutores de Bolsonaro já trataram desse tema com os auxiliares do governo Michel Temer", demonstrando a proximidade entre o atual mandatário e as propostas defendidas por Bolsonaro, atual líder nas pesquisas de intenção de voto. "Votar a reforma da Previdência esse ano daria tranquilidade para os primeiros meses de governo", afirmou um integrante da campanha do PSL. Isso quer dizer que, caso Bolsonaro vença a eleição, a tendência é de que tenhamos que retomar rapidamente a luta contra uma reforma que, até aqui, vem sendo derrotada, mas cuja ameaça jamais deixou de pairar sobre os trabalhadores. O risco de que ainda neste ano um novo governo tente acabar com o direito dos brasileiros à aposentadoria causa grande preocupação.

Informa o texto do G1 que "no Palácio do Planalto, há disposição do governo em ajudar na aprovação do texto da reforma da Previdência, ou pelo menos, avançar na tramitação na Câmara dos Deputados. O próprio presidente Michel Temer já sinalizou que daria prioridade ao tema nos dois últimos meses de seu governo. Ele gostaria de deixar esse legado. Mas que, para isso, precisaria de uma solicitação do presidente eleito".

Em defesa do direito à aposentadoria

Desde 2017 e no início de 2018, o governo Temer tentou, de todas as formas, aprovar um projeto de reforma da Previdência que, na prática, acabaria com o direito à aposentadoria de milhões de brasileiros. Esse projeto não foi à votação no Plenário da Câmara dos Deputados, graças à pressão popular, mas segue em tramitação, podendo ser votado a qualquer momento.

Os trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul tiveram grande participação nesta luta que barrou, até aqui, a reforma. Com grandes mobilizações em Porto Alegre e em Brasília, foram protagonistas dessa vitória parcial que veio em meio a tantos outros ataques – como a reforma trabalhista, a terceirização e a emenda constitucional 95/2016, que congelou os gastos públicos por vinte anos. O Sintrajufe/RS participou, junto ao Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência, de campanhas contra a reforma previdenciária, atuando em unidade com diversas entidades.

O Sintrajufe/RS vem buscando auxiliar a categoria nessas eleições, apresentando as propostas de cada candidato à Presidência relativas ao serviço público, por entender fundamental que a escolha seja devidamente embasada e que é papel do sindicato auxiliar nesse sentido, oferecendo informações de qualidade à categoria. Nesse sentido, na mais recente edição T-Liga impresso e também no site do sindicato, apresentamos os posicionamentos extraídos dos programas de governo de todos os candidatos referentes a temas como congelamento de gastos, reforma trabalhista e reforma da Previdência e Estado e serviço público.

Fonte: Sintrajufe/RS