Notícia postada dia 14/08/2018

SINDJUFE-BA participa de reunião com o relator do PL 6613, em Brasília

Na tarde desta terça-feira (14), em Brasília, o coordenador do SINTRAJUFE-RS e FENAJUFE Cristiano Moreira, a coordenadora do SINDJUFE-BA Denise Carneiro e o coordenador do SINTRAMG Paulo José entregaram em mãos ao deputado federal Leonardo Quintão (MDB/MG), relator do PL 6613/2009, documento no qual solicitam que “sejam destinados esforços para a busca de instalação de Mesa de Negociação do Supremo Tribunal Federal com a representação nacional dos Trabalhadores, a FENAJUFE.

“O parlamentar salientou as dificuldades orçamentárias do país no atual momento, mas concordou que o debate sobre as reivindicações é o mínimo esperado em uma necessária relação democrática com as entidades. Assim, concordou e se comprometeu a enviar, ainda essa semana, o ofício ao Supremo pedindo a instalação de negociação com a Fenajufe. É mais um avanço na árdua luta que teremos que travar exigindo que os órgãos que se reivindicam produtores de Justiça ouçam, antes de qualquer coisa, os seus servidores”, afirma o relato dos dirigentes sindicais.

Tanto no documento entregue a Leonardo Quintão, quanto na conversa transcorrida na reunião, os dirigentes ressaltaram que o STF não tem recebido a Federação Nacional da Categoria nem tampouco responde a uma solicitação, feita ao final do ano passado, pela instalação de uma mesa de negociação na qual, entre outros temas, a questão da reposição salarial seja debatida.

“Conforme reconhecido pelo próprio Supremo Tribunal Federal, inclusive por meio de nota pública, a categoria teve acumulada significativa perda salarial ao longo dos últimos anos, parcialmente satisfeitas pela reposição conquistada através da Lei nº 13.317/2016, cujo final da implementação se aproxima, com previsão do pagamento da última parcela para janeiro de 2019. Assim, remanesce uma alta dívida da administração com os servidores pela valorização do qualificado trabalho por eles prestado”, observa o documento assinado pelas quatro entidades sindicais. De 2006 até janeiro de 2019, a previsão é de que a perda no poder aquisitivo acumulada ultrapasse a marca dos 50%, de acordo com o INPC do IBGE e as previsões inflacionárias para os próximos meses.

O próximo passo dessa mobilização será no dia 13 de setembro, data atualizada do ato unificado do funcionalismo em Brasília marcado para a posse do novo presidente do STF, Dias Toffoli.

Na oportunidade, a coordenadora do SINDJUFE-BA tentou participar da audiência pública na CFT da Câmara que tratou sobre o PL 459 referente à securitização da dívida pública, contudo, por conta da antecipação da reunião com o Parlamentar, não foi possível.

Fotos: Jane Franco

Imprensa SINDJUFE-BA