Notícia postada dia 20/07/2018

TRE: Em assembleia, servidores deliberam criação de comissão para conversar com administração do TRE-BA sobre jornada

Na tarde de ontem quinta-feira (19), o SINDJUFE-BA se reuniu com servidores de Salvador e interior do estado para debater sobre a majoração em uma hora no período eleitoral, entre outros assuntos relacionados a jornada.

Na reunião, foram aprovados por consenso (sem votação) os seguintes encaminhamentos:

1- Solicitar do TRE via PAD os setores autorizados a fazer banco de horas;
2- Solicitar revogação da Portaria Nº 361, DE 9 DEJULHO DE 2018
3- Confeccionar 100 camisas, 200 adesivos e 20 cartazes, com o lema:  "Compromisso não se mede no relógio".
4- Criar comissão para conversar com a administração com o objetivo de manter as 6h e outras questões relativas à jornada;

Além das propostas, a coordenadora Denise Carneiro informou que a comissão para estudo da Autogestão em saúde, eleita na assembleia anterior, já se reuniu, e lembrou também do debate sobre esse tema a ser realizado no início de agosto. Durante a reunião, a coordenadora lembrou que o sindicato, cumprindo decisão de assembleia solicitou participar das reuniões sobre Orçamento e Gestão e foi convidado a participar do Comitê de Gestão do 1º Grau. Abriu possibilidade de eleger nomes ali para atuar também, mas ninguém se voluntariou.

O sindicato participará e abriu para que interessados se voluntariem. A sugestão de colegas do interior é que seja criado um grupo de Whatsapp com servidores de todos os órgãos do estado para discutir propostas do 1º Grau. Foi informado ainda sobre a atuação do sindicato para evitar a instauração da 2ª etapa da revisão extraordinária prevista para iniciar no dia 5 de outubro em 18 zonas. E falou também que está com o departamento jurídico a análise da suspensão das remoções no órgão.

Ante à visita do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  ministro Luiz Fux, no dia 30, o SINDJUFE-BA informou que pediu audiência para falar sobre reajuste de auxílios e demais interesses dos servidores do TRE-BA. A servidora Grace Bulcao propôs que se realizasse um ato no tribunal na presença do ministro, mas a assembleia já estava se encerrando e não havia como votar isso.

Sobre a Jornada, as falas apontaram que a elevação em uma hora não elevará a produção e que os servidores do TRE sempre demonstraram compromisso com o trabalho, e são responsáveis pela eleição mais célere e segura do mundo.

O estudo sobre jornada, realizado em 2016 revelou que trabalhar 1 hora a mais não aumenta a produtividade, pelo contrário, acresce a carga de stress e os danos já causados pelo relógio desregulado da administração além de elevar o custo sem contrapartida que justifique.

Imprensa SINDJUFE-BA