Notícia postada dia 11/07/2018

FONASEFE se reúne com relator do PLDO 2019 para evitar aplicação da EC 95

A Emenda Constitucional 95 representa uma ameaça aos trabalhadores públicos federais, a mesma altera o modelo de Estado planejado pela Constituição desde 1988. Nesta quarta-feira (11) pode ir a voto no plenário do Congresso Nacional, o projeto de Diretrizes Orçamentárias para 2019 (LDO), que dentre os principais riscos destaca-se mais cortes para o serviço público e negação de reajustes já aprovados a várias categorias de trabalhadores públicos.

O FONASEFE se reuniu ontem (9) com o relator do projeto, o senador Dalirio Beber (PSDB-SC), e contestou as mudanças apresentadas. O coordenador da FENAJUFE Adilson Rodrigues estava presente na reunião. Na Bahia esse assunto também foi debatido na reunião ocorrida no dia 3 com as entidades baianas. Nova reunião do FONASEFE-BA está marcada para o dia 24 às 14h no SINTSEF.

Durante a reunião a FENAJUFE protocolou uma carta subscrita pelo Fórum e diversas entidades no gabinete do senador, que alerta para os riscos da aprovação, sem alterações, do projeto. O SINDJUFE-BA também assinou essa carta.

O fórum dos servidores está convocando os sindicatos a enviar representações a Brasília para pressionar os parlamentares a alterar o parecer e reverter os principais pontos contrários aos serviços públicos. O FONASEFE também conclamou a categoria a participar das atividades nos aeroportos dos estados, buscando contato com os parlamentares no momento do embarque deles para Brasília.

A aplicação da EC 95 vai de encontro a uma série de barreiras a qual estará condicionado o trabalhador público federal, causando graves problemas nos serviços públicos e consequentemente nos direitos do servidor público, conquistado a duras penas. O SINDJUFE-BA ressalta a importância de debater estas e outras questões para que a categoria esteja cada vez mais fortalecida, e seguirá acompanhando esse assunto.

Imprensa SINDJUFE-BA