Notícia postada dia 04/07/2018

Entidades Federais se reúnem para reativar FONASEFE e FONACATE-BA

A reunião com as entidades federais convocada pelo SINDJUFE-BA  foi realizada ontem (03), na sede do SINDPREV-BA

Com a presença de quase 20 dirigentes representando várias entidades, ficou claro o desejo e determinação de todas e todos em partir para a mobilização, de forma unificada e coletiva. Os relatos apontaram que a dificuldade na mobilização nesse período ficarão para trás se depender da vontade dos dirigentes, que já marcaram nova reunião para a reativação do Fórum de entidades federais na Bahia. Será no dia 24 às 14h no Sintsef.

Entre as entidades, compareçeram: ASSIBGE-SN, SINDPREV, SAFITEBA, CNTSS, CUT, CSP-CONLUTAS.

A CNTSS falou que no dia 17 haverá plenária nacional da sua categoria para discutir pautas salariais. O SINDJUFE-BA, representada pela coordenadora Denise Carneiro, informou que hoje (4), haverá reunião nacional do FONASEFE e FONACATE em Brasília e a necessidade de rearticular os fóruns estaduais como braço de força nos Estados e também ajuda na formulação nacional. O SAFITEBA, representado por Rivaldo Moraes, destacou a criação do Comitê pela Revogação da Reforma Trabalhista e da necessidade de todos abraçaram essa pauta com urgência.

A ASSIBGE representada pela dirigente Cleide, exaltou a iniciativa de reativar o fórum, que antes se chamava Coordenação Estadual dos Servidores Federais na Bahia. A ASSIBGE destacou que o FONASEFE é um fórum que ocupa papel importante, mas os fatos de todas as deliberações só poderem ser determinados por consenso, algumas vezes dificulta tomada de posição por parte deste fórum.

Os anfitriões da casa, SINDPREV, representado por Edvaldo Santa Rita, Felicia S Machado, Maria Almeida Souza, Adilton Barbosa fez breve histórico do movimento dos federais, ressaltando a importância da ação unificada.

Em um consenso geral, as entidades reforçaram a importância de fazer campanha em defesa do serviço públicos e seguir firme contra a reforma da previdência, pela revogação da reforma Trabalhista e EC 95.

Encaminhamentos:

Participar, na próxima quarta (11), da Reunião do Comitê pela Revogação da Reforma Trabalhista às 10h no SINTSEF. Reforçar a audiência do Programa do Trabalhador na Rádio Metrópole as 7h aos sábados; Reunião de Reativação do FONASEFE e FONACATE-BA ficou marcada para o dia 24 de julho as 14h no SINTSEF, em Nazaré.

Imprensa SINDJUFE-BA