Notícia postada dia 03/05/2018

Salvador sediará o 6º Seminário Unificado de Imprensa Sindical

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, Salvador será sede do 6º Seminário Unificado da Imprensa Sindical e o 4º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais O evento acontecerá no Hotel Vila Velha, localizado no Corredor da Vitória, e tem como público alvo dirigentes sindicais, profissionais da imprensa, estudantes e demais interessados em fazer a disputa de hegemonia via comunicação sindical.

Desde sua primeira edição, a atividade conta com representantes de diversos estados brasileiros e palestrantes de referência nacional, proporcionando, além do debate, ações importantes acerca do assunto. Além disso, é um importante espaço de formação, tanto para jornalistas quanto para dirigentes sindicais e também estudantes de Comunicação. O Seminário Unificado de Imprensa Sindical é organizado por entidades que compõem o Fórum Unificado de Comunicação Sindical e, neste ano, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba).

O evento discutirá temas que estão na ordem do dia, como a democratização da mídia e a luta pela neutralidade da rede; o tratamento das pautas de raça, gênero e movimentos populares na comunicação sindical; a importância da mídia alternativa na luta de classes, dentre outros assuntos. Confira a programação completa no final deste texto.

O Seminário Unificado da Imprensa Sindical já passou por capitais como Florianópolis, Curitiba e Brasília.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 25 de maio e podem ser feitas de duas maneiras: via depósito ou transferência bancária para a conta do Sinjorba, na Caixa Econômica Federal (Agência: 0061, conta corrente: 0657-0) ou através do sistema PagSeguro, com a possibilidade de pagar no cartão de crédito ou gerar boleto bancário.

A inscrição custa R$ 250 para dirigentes sindicais, jornalistas e comunicadores, e R$ 125 para estudantes quando feita via depósito ou transferência. Já pelo PagSeguro, o valor para estudante fica por R$ 130 e R$ 260 para os demais.

Para mais informações, acesse o site www.seminariodeimprensasindical.com.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 31/05 (QUINTA-FEIRA)

8h – Credenciamento

9h15 – Saudação da organização / abertura

9h30 – Mesa 1

Comunicação sindical – Fortalecer para o enfrentamento aos ataques do capital

Cláudia Giannotti – Coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC)

Kardé Mourão -  Ex-presidenta do Sinjorba e ex-diretora Fenaj

Rita Casaro – Membro do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

12h – Almoço

13h30 – Mesa 2

Mesa das centrais sindicais. A conjuntura e o papel da comunicação sindical no avanço da consciência de classes. Estamos cumprindo nossa tarefa?

Adilson Araújo - Presidente nacional da CTB

Nailton Francisco – Presidente da Nova Central

Representante CUT

Representante CSP- Conlutas

15h45 – Coffee Break

16h – Mesa 3

Comunicar é preciso – O diálogo com a base e a relação entre os novos e os clássicos veículos de comunicação

Augusto Vasconcelos – Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia

Luciana Araújo – Coord. de Comunicação do Sind. dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo

Marcelo Chamusca – Coordenador de MBA em mídias sociais

DIA 01/06 (SEXTA-FEIRA)

9h – Mesa 4

Como trabalhar a comunicação de gênero, raça e Movimentos Populares no Movimento Sindical

Ângela Guimarães – Presidenta da União de Negros pela Igualdade – UNEGRO

Cleidiana Ramos – Ex-jornalista A Tarde e doutora em Antropologia pela UFBA

Vilma Reis - Socióloga e Ouvidora do Ministério Público da Bahia

12h – Almoço

13h30 – Mesa 5

A luta pela democratização da mídia e pela neutralidade de rede. O que os sindicatos têm a ver com isso?

Renata Mielli – Coord. Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)

Márcio Patusco -  Conselheiro do Instituto Telecom

Leandro Fortes – Ex-chefe da Radiobrás (atual EBC), ex-jornalista do Correio Braziliense e O Estado de S.Paulo

15h45 – Coffee Break

16h – Mesa 6

As mídias alternativas na luta de classes. A comunicação no enfrentamento à mídia hegemônica e ao genocídio das minorias

Emília Mazzei – Jornalista Mídia Lampião e coord. do programa Jovens Comunicadores do Semiárido

Laura Capriglione – Coletivo Jornalistas Livres e ex-repórter especial Folha de S.Paulo

André Santana – Jornalista Portal Correio Nagô

Representante do Movimento de Organização e Comunicação Comunitária (MOC)

DIA 02/06 (SÁBADO)

4º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais

9h30 – Mesa 1

A Reforma Trabalhista – Na prática quais ataques estão impactando a categoria de jornalistas?

Jorge Lima – Presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (ABAT)

Maria José Braga – Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)

14h – Mesa 2

Intervenção, troca de experiências e propostas: condições de trabalho nas assessorias sindicais