Notícia postada dia 23/11/2010

"Juízes federais se mobilizam por reajuste de salários"

Apesar de criticarem duramente a greve dos servidores do Judiciário Federal, inclusive tomando posicionamento contrário à greve e à petição da categoria, os juízes federais agora estão se mobilizando pelo reajuste de seus próprios salários. Confira a matéria divulgada no jornal A Tarde desta terça-feira (abaixo) e avalie, pessoalmente, a incongruência e a contradição quando se trata do direito dos outros e do direito próprio, pessoal.

"JUDICIÁRIO

Magistrados defendem aumento de subsídios dos ministros

Os juízes federais se movimentam para garantir que o Congresso Nacional aprove o reajuste de 14,69% para os subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Com esse aumento, o salário dos ministros do Supremo passariam de R$ 26,7 mil para R$ 30,6 mil e, por tabela, também garantiriam reajuste nos salários dos juízes federais. Representantes dos juízes falam até em greve caso seus salários não sejam reajustados.

Preocupado com a movimentação dos parlamentares que, na busca de equiparar os próprios vencimentos aos dos ministros do STF, estão propondo a redução do aumento para R$ 28 mil ou mesmo a manutenção nos R$ 26,7 milatuais,o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, reagiu ontem.

Equiparação
Ele defendeu que a equiparação seja feita tendo por base os R$ 30,6 mil, porque, diz, os magistrados estão com salários defasados. “Evidentemente, no nosso país, temos que acabar com a demagogia. Somos favoráveis a que os parlamentares ganhem bem, mas se tiver que equiparar, que suba para os R$ 30,6 mil. Os juízes estão há cinco anos sem reajuste, não têm verbas extras. Se ficar em R$ 28 mil, nã o sei o que pode ocorrer nos primeiros dias do governo Dilma.Não me surpreenderia se tivéssemos uma greve. A magistratura está muito insatisfeita com a defasagem salarial”, afirmou o presidente da Ajufe.

Até agora o governo só garantiu no orçamento de 2011 recursos para um reajuste de 5,5% para os ministros do Supremo.

Segundo o ministro Paulo Bernardo (Planejamento), para chegar aos quase 15% o próprio Congresso é que terá que encontrar as fontes desses recursos.

Perdas salariais
A proposta do STF, enviada ao Congresso pelo presidente do Supremo, Cezar Peluso, prevê impacto financeiro no Poder Judiciário federal de cerca de R$ 450 milhões, mas o Planejamento destinou apenas R$ 156,73 milhões para esse reajuste.

Wedy explicou ainda que o aumento de R$ 24,5 mil para R$ 26,7 mil nos vencimentos dos ministros do Supremo dado em 2009, não corrigiu todas as perdas salariais de 2006 até agora. Por isso, precisam do novo reajuste, alegou.

Fonte: Jornal A Tarde, Política, pg. 4"