Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 09/03/2018

Notícia postada dia 09/03/2018

Fórum Social Mundial reunirá 50 mil pessoas na capital baiana

Fórum Social Mundial reunirá 50 mil pessoas na capital baiana

O FSM18- que acontece pela primeira vez na Bahia- tem como objetivo elaborar alternativas para uma transformação social global. A expectativa é que cerca de 50 mil pessoas participem das atividades do fórum.

Desta vez, o evento de caráter mundial e busca criar resistências às manobras que tentam destruir os processos democráticos e a participação popular, retirando direitos duramente conquistados. Com a maior parte das atividades na Universidade Federal da Bahia (Ufba), o encontro conta, ainda, com atividades em territórios temáticos como o Parque do Abaeté, em Itapuã; e o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário.

Além de enriquecer a educação do estado, o FSM também traz a proposta de uma solução para os problemas da sociedade. Para esta edição do FSM 2018, a novidade é união de eixos  lemas e bandeiras com o intuito de contribuir ao processo de mobilização e articulação das resistências entre si, que são abertos e podem ser propostos por redes, plataformas, organizações e movimentos sociais.

Entre os eixos temáticos do FSM 2018, um dos pontos é a Assembleia Mundial das Mulheres. O encontro tem o intuito de assegurar que as mulheres com outras agendas políticas no Fórum estejam liberadas para debater questões de gênero e pautas feministas como a criminalização do aborto, o feminicídio, combate à violência da mulher, o machismo, entre outros, trazendo como tema principal ‘Feminismos e Luta das Mulheres’.

Acontecerá, também, a tradicional Marcha de Abertura no dia 13 de março, que conta também com a presença de jovens negros da Unilab (Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira). O percurso tem como ponto de partida a praça do Campo Grande e segue até a Praça Castro Alves.

No final da caminhada, um palco será montado para apresentações culturais, performance artísticas e musicais, buscando estimular organizações, coletivos, redes e pessoas a expressarem suas lutas.

As inscrições para participantes e organizações no FSM 2018 estão abertas no site oficial do evento até o dia 10 de março e no local durante os dias de programação. Já as inscrições para as modalidades: Participante, Comitê e Grupo de Trabalho, Entidade, Atividades, Inscrições Solidárias e Casos Especiais foram encerradas no dia 20 de fevereiro.

Confira a programação completa em:  https://goo.gl/18cvhW

Imprensa SINDJUFE-BA



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE