Notícia postada dia 19/11/2010

Greve continua na Bahia

Em Assembleia Geral realizada na tarde desta sexta-feira (19), por ampla maioria, foi deliberada a continuidade da greve. Com ela, foram tomadas também algumas ações como o calendário de mobilização com assembleias setoriais, piquetes e assembleia geral no próximo dia 26.

Primeiramente foi feita uma apresentação musical do grupo Cantarolando, da Justiça Federal, que fez toda a categoria entoar o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, foram dados os informes sobre a greve em cada órgão, que tem crescido a cada dia, especialmente após a Portaria do TRT5 com indicativos de cortes de auxílios alimentação e transporte, além da nota contrária à greve feita pela OAB-Bahia. Foram citadas também que Peluso reafirmou que vai se reunir com a Fenajufe no próximo dia 25, mas, ainda não foi divulgada a data da reunião do presidente do STF com Lula, a qual deve gerar o acordo para o pagamento do PCS dos servidores do Judiciário Federal.

Em seguida, diversos servidores deram seus depoimentos e opiniões sobre o movimento grevista e, em seguida, deram os encaminhamentos sugeridos à greve e também às ações de mobilização da categoria no decorrer da semana.

A primeira deliberação foi manter a greve, com nova AG no próximo dia 26, após a possível reunião de Peluso com a Fenajufe sobre os PCSs - Enquanto fazem a greve, a categoria deliberou que só vai executar os serviços essenciais! Não vai cumprir prazos, pagamentos apenas entre as 10 e 12h, não fará rodízio nem realizará audiências - .

Foram deliberadas também as datas das assembleias setoriais, manifetações e piquetes (conforme calendário abaixo), encaminhar e-mails para a OAB-BA repudiando a ação feita por eles; levar essa questão à OAB Nacional; denunciar o caso no Balanço Geral e direito de resposta à Band News, onde Saul Quadros foi entrevistado; buscar as centrais sindicais para reforçar luta contra o PLP 549/09, e, enviar quatro representantes da categoria para o Seminário da CNESF em Brasília, no mês de Dezembro (integrantes do grupo serão escolhidos na próxima AG).

Calendário de mobilização:

22/11:

- Mutirões de conscientização da greve e mobilização em todos os órgãos (TRT Comércio às 7h30; TRT Nazaré às 9h; JF às 11h30; JEF às 12h30 e TRE às 13h);

- Sessão do Órgão Especial do TRT: Ainda sem horário definido mas todos devem estar atentos pois nessa ocasião deverá ser debatida a questão da greve dos servidores. Toda mobilização é necessária nesse momento;

23/11:

- Assembleias Setoriais: TRT Comércio e JF, às 13h; TRE às 15h;

24 e 25/11:

- Ato Nacional em Brasília, na frente do STF. Haverá comitiva da bahia, já composta na AG desta sexta (19);

26/11:

- Atos com piquetes na entrada dos órgãos, camisa preta;

- Assembleia Geral no JEF, às 13h, para debater o resultado da reunião de Cezar Peluso com a Fenajufe e, caso tenha ocorrido, analisar também a reunião com o presidente Lula e Peluso, PCS e deliberação sobre a greve.