Notícia postada dia 17/11/2010

Greve na Bahia começa com intimidação no TRT5

O primeiro dia de greve dos servidores do  Judiciário Federal na Bahia, que teve início nesta quarta-feira (17), foi marcado com várias atividades.  Na Justiça Federal, os servidores participaram de um café da manhã e em seguida distribuíram carta à população, explicando o motivo da greve; no TRT, além do café da manhã, foi realizada uma Assembleia Setorial. Já no TRE, os servidores concentraram as atividades no turno da tarde.

No TRT5 a categoria se mostrou indignada com o sentimento de medo que foi instaurado no órgão após publicação de Ato da Presidência exigindo contingente mínimo de 60% de servidores e informando o corte dos auxílios alimentação e transporte dos grevistas. Além disso, o diretor do Foro, Paulo Temporal, acompanhou os sindicalistas com seguranças, não permitindo que fossem feitas as visitas nas Varas para convocar os trabalhadores à greve. Os coordenadores do SINDJUFE-Ba, Aline Esquivel e Rogério Fagundes e o servidor Hilton Coelho, argumentaram com o diretor, afirmando que fariam os mutirões nas Varas independentemente de serem presos ou não.

Em seguida, após contato com diretor-geral do Tribunal, Edvaldo Santana, a visitação às Varas foi permitida, mas, sem uso de apitos ou de instrumentos que pudessem provocar barulhos no local.

Ainda assim, Saul Quadros, presidente da OAB Bahia, entidade que já publicou manifesto repudiando a greve da categoria, juntamente com outras pessoas, também estiveram no órgão, onde, alguns dos presentes tiravam fotos dos grevistas, na tentativa de intimidar e constranger os servidores.

Após estas situações de repreensão e tentativa de intimidação, os servidores se reuniram em Assembleia Setorial, onde foram tiradas duas Comissões: de Mobilização da greve e de negociação, para tratar do assunto com a presidente do TRT5.

Já no TRE o órgão se mostrava esvaziado e participaram do piquete poucos servidores, os quais debateram os últimos informes (reunião de Lula com Peluso adiada para o dia 25; acontecendo o acordo, o PCS entra no Orçamento até 05/12, garantido por Gim Argello) e as estratégias de mobilização para fortalecer o movimento e integrar os servidores.

Atividades durante a greve:

18/11 - Assembleia Geral, às 13h, na Justiça Federal
Pauta: Desfalque ocorrido em 2007 no Sindicato;

19/11 - Assembleia Geral, às 13h, no TRE
Pauta: Andamento da greve e informes sobre o PCS.