Notícia postada dia 01/09/2017

AG: Servidores/as indicam paralisação no dia 14 e mobilização permanente contra os ataques

Na Assembleia Geral da última quarta-feira (30), os/as servidores/as do Judiciário Federal aprovaram estado de greve imediato indicado nas setoriais oCorridas no TRT da Capital e nas Assembleias setoriais de Alagoinhas e Feira de Santana, contra os ataques do governo Temer que atingem não só a categoria, mas também a população brasileira.
Além da mobilização, o encontro também teve o propósito de discutir a aprovação do Calendário e Regras Gerais do 4º Congrejufe, o Referendum de apoio aos quilombolas e informes das atividades do sindicato. A Assembleia foi realizada na Justiça Federal.

Em relação aos informes, os/as presentes foram comunicados/as que a luta contra a retirada dos quintos continua e que o Sindjufe-Ba juntamente com outros sindicatos solicitaram reunião com os ministros do Superior Tribunal Federal (STF) para tratar do assunto. No momento, nenhum dos Tribunais foram notificados quanto a essa retirada e se isso acontecer, o Sindjufe-Ba pede que o informe.

Com relação ao “Saúde em Debate”, a coordenação informou que ele foi adiado para o dia 15 de setembro, em razão da incompatibilidade da agenda dos/as palestrantes; e as Setoriais por Cidade continuarão a partir da próxima terça-feira (5) na Região Metropolitana e depois nos municípios de Juazeiro e Campo Formoso (data a confirmar).

4° Congrejufe

Em função da falta de quórum, a assembleia específica referente à reforma estatutária foi cancelada. Contudo, foi possível discutir e aprovar na AG seguinte o Calendário e Regras Gerais do 4º Congrejufe com apresentação de requisitos, prazos para inscrição de propostas de alteração estatutária, de pré-delegados, de projetos de resolução e artigos, dentre outros. Foi realizado também o chamado para compor a comissão de elaboração para reforma do Estatuto e somente o servidor Gilvan Nery se prontificou a trabalhar a reforma estatutária. O sindicato informa que, qualquer servidor que queira atuar nessa comissão, deve encaminhar e-mail para imprensa@sindjufeba.org.br e declarar o seu interesse.
Atenção para o prazo de filiação para participar desse Congresso: 20/09!

Outras mobilizações

Além do estado de greve e mobilização permanente, os/as servidores/as aprovaram - com a maioria dos votos – as seguintes ações: Campanha midiática massiva; Luta coletiva; Adesão às mobilizações apresentadas no calendário do Fonasefe – com destaque ao dia de paralisação indicado para 14 de setembro; Denúncia à OIT; Denúncia pública, bem como interposição de ação popular sobre os privilégios existentes na estrutura do Judiciário brasileiro; Atuação nos Fóruns dos Servidores Federais e Estaduais na Bahia. Além disso, sem nenhum voto contra foi referendado também apoio do Sindjufe-Ba aos quilombolas na oportunidade do julgamento no STF sobre Decreto sobre a regulação das terras dos quilombos.

Para discutir a construção do Estado de Greve e os aspectos do Congrejufe, foi aprovado a realização de uma nova Assembleia Geral, no dia 11 de setembro, às 13h30, no TRE.

Vitor Figueiredo

Imprensa SINDJUFE-BA