Notícia postada dia 31/08/2017

SINDJUFE-BA retoma as Setoriais por Cidade nos municípios de Alagoinhas e Feira de Santana

Com o objetivo de escutar as demandas dos/as servidores/as lotados/as no interior, o SINDJUFE-BA – representado pelos coordenadores/as Denise Carneiro, Cátia Soares, Francisco Filho e Jayr Figueiredo – retomou as suas Setoriais Por Cidade nos municípios que contêm, ao menos, três ramos da Justiça. Alagoinhas e Feira de Santana foram as primeiras cidades a realizarem as Assembleias, ocorridas nos dias 23 e 24 de agosto, respectivamente.

Além dos/as dirigentes, as assembleias também contaram com a presença de um dos advogados do sindicato para solucionar as dúvidas e prestar orientação sobre quaisquer encaminhamento de natureza jurídica.

Um grande avanço foi a indicação que todos/as os/as servidores/as lotados/as no interior formem um único grupo por Cidade para trocarem informações sobre a mesma, e que participem conjuntamente de todas as Assembleias que sejam transmitidas por videoconferência a partir da JF. O Sindicato fez uma solicitação a cada Subseção para que permita a entrada dos/as servidores/as dos demais ramos na oportunidade. Isso deve acontecer já para a Assembleia Geral, dia 30/08, às 13h.

Informes

Sobre os informes, foi esclarecido que o Sindjufe-BA esteve presente em reunião convocada pela Fenajufe, na qual foi traçada uma estratégia de mobilização pela permanência dos quintos e pela luta dos 13,23%. Foi informado também sobre o novo site do Sindicato, que estará no ar até o final de agosto; e a realização do debate sobre saúde no TRE no dia 6 de setembro, às 13h, no saguão do Tribunal em Salvador.

4º Congrejufe

Em relação ao 4º Confrejufe, ficou esclarecido que a base procure acessar o site do Sindicato e visualizar a proposta da comissão para o Congresso Estadual e acompanhar as decisões sugeridas, incluindo o prazo de inscrição dos pré-delegados, e as informações sobre inscrição de teses e resoluções, inclusive para alteração estatutária.

O representante do conselho fiscal, Jeferson Passos, propôs que a Comissão do Congrejufe avalie indicar os membros do Conselho Fiscal como delegados, indicando ainda que o conselho apresente um parecer sobre as contas do Sindicato. Além disso, os/as presentes aprovaram que a Comissão do Congrejufe realize uma Assembleia Setorial para debater teses e resoluções encaminhadas à comissão, visando o debate e a reflexão local da categoria.

Sobre os Quintos e outros direitos

Para mobilizar os/as servidores/as contra os ataques ao Judiciário Federal, foi aprovado – por unanimidade - nas Assembleias a participação do Sindjufe-BA do calendário de lutas deliberado pelo Fonasefe contra a Reforma da Previdência, o desmonte da Justiça Eleitoral (JE), a manutenção dos quintos e – principalmente – a luta em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as.

Ademais, também foram aprovadas a participação do Sindicato no ato contra o desmonte da JE, no dia 14 de setembro; a posição da Assembleia contra a carreira exclusiva dos tribunais superiores; Estado de Greve imediato; Campanha midiática massiva; envio de carta à Fenajufe cobrando posição sobre a antecipação da mobilização nacional; e a atuação nos Fóruns dos Servidores Federais e Estaduais na Bahia.

Os/As servidores encaminharam à Coordenação Jurídica do Sindjufe que avalie a obrigatoriedade do plantão pelo supervisor da Vara - quando no Regimento Interno do Tribunal a previsão descreve na pessoa do Diretor de Secretaria - visto que é um plantão que impede o supervisor de realizar as suas necessidades fora do ambiente de trabalho, além de não ser remunerado. Diante disso, os/as servidores requerem um parecer do SINDJUFE-BA sobre o assunto.

Na próxima terça-feira (5), o SINDJUFE-BA retoma as Setoriais por Cidade na Região Metropolitana e depois nos municípios de Juazeiro e Campo Formoso.

Vitor Figueiredo

Imprensa SINDJUFE-BA