Notícia postada dia 25/08/2017

Servidores Aposentados debatem mobilização contra os ataques à categoria

Com o empenho de trazer os/as aposentados/as à mobilização contra os nefastos ataques do governo Temer, o SINDJUFE-BA – representado pelos coordenadores Denise Carneiro e Francisco Filho - realizou na última quarta-feira (23) a reunião do seu Núcleo de Aposentados (Nuape) para dar informes em relação ao clube do Sindicato e apresentar a logomarca da 7ª Caminhada da Primavera, além de discutir assuntos referentes ao endividamento público brasileiro, a PEC 555/2006 e a Reforma da Previdência.

Um dos pontos discutidos no encontro foi sobre a tramitação PEC 555/2006, a qual concede isonomia aos/às servidores/as e pensionistas sobre a Previdência, visto que – mesmo aposentados/as – os/as servidores/as continuam a arcar com esse gasto. Sobre tal projeto, o coordenador Francisco Filho propôs aos/às aposentados/as e seus familiares que seja feita uma mobilização nas redes sociais pedindo a aprovação dessa PEC, a fim de pressionar os deputados sobre o caráter de urgência que esta proposta representa à categoria.

Dívida Pública Brasileira

A coordenadora Denise Carneiro apresentou aos/às servidores/as informações pontuais relacionadas ao endividamento público brasileiro, alertando os/as presentes sobre as consequências que esse processo acarreta na economia do País, sobretudo nos investimentos sociais (saúde, educação, segurança). Além disso, a coordenadora demonstrou como esse processo atinge os órgãos do judiciário federal, a exemplo dos atuais ataques que a Justiça do Trabalho e a Eleitoral vêm sofrendo.

Como forma de reivindicar a auditoria da dívida pública e incluir a participação da camada civil neste processo, a coordenadora Denise destacou a importância de “divulgar essas informações para mostrar a população o que isso representa”. E também, a coordenadora convidou os/as aposentados/as à participarem do Núcleo da Dívida Pública do Sindjufe-BA.

Reforma da Previdência

Sobre este assunto, o advogado Rodrigo Juazeiro deu alguns esclarecimentos sobre a reforma previdenciária, enfatizando as consequências da aprovação da mesma para a população brasileira. Ademais, o coordenador Francisco convocou os/as aposentados/as para ajudar nessa luta, participando das ações e mobilizações do Sindjufe-BA, com o objetivo de “lutar juntos/as para diminuir os privilégios de alguns e, assim, reequilibrar o sistema”, assinalou.

Clube

Em relação a sede social do Sindjufe-BA, a servidora Aldacy Sacramento – componente da Comissão do Clube – deu alguns informes a respeito das melhorias da infraestrutura do espaço e a reabertura da sede prevista para o dia 12 de outubro. Além disso, a servidora informou que cada associado/a terá direito a dez convites para conhecer e desfrutar do novo clube do SINDJUFE-BA.

Vitor Figueiredo

Imprensa SINDJUFE-BA