Notícia postada dia 18/08/2017

TRT-5: Servidores/as indicam estado de greve e luta junto aos demais trabalhadores

Na última quinta-feira (17), foi realizada com os/as servidores/as lotados no TRT 5ª Região – Nazaré, a assembleia setorial. Na assembleia, foi manifestada pelos/as servidores/as presentes a importância, ainda maior, de intensificar a luta e resistência perante os ataques sofridos de Temer e Gilmar Mendes. Neste contexto, foi aprovado sem nenhum voto contrário o indicativo de entrada imediata em estado de greve. O indicativo será levado à próxima assembleia geral a ser realizada no dia 30 de agosto, às 13h, no saguão da Justiça Federal.

Nas falas dos participantes da assembleia foi constante a revolta com os ataques do governo que inclui além do desmonte do serviço público, a retirada de direitos da maioria da população. Em paralelo a isso, a apreensão com a decisão de Gilmar Mendes sobre a retirada dos quintos, rasgando rodos os preceitos legais, o que coloca em risco diversos direitos conquistados e até a estabilidade. Nesse sentido, todos/as defenderam uma necessidade maior de ampliação da mobilização e divulgação para fortalecimento dos trabalhadores e da luta dessa classe como único caminho para barrar os ataques.

A coordenadora do SINDJUFE-BA Denise Carneiro, afirmou ser de extrema importância reagir, se unir a demais trabalhadores, estudantes, movimentos sociais organizados ou não, e lutar de forma coletiva pois os ataques não só prejudica o serviço público e os/as servidores/as mas também, a maioria da população que usufrui e necessita dos serviços prestados.

4° Congrejufe-Ba

Como parte da pauta, foi também cumprido a fase pré-congressual pela comissão do 4° Congrejufe-Ba, representado na assembleia por Francisco Filho. Esta fase inicial compreende explicação do que é, qual a relevância do Congresso para a categoria – com base no estatuto - além de divulgar os temas de construção que serão debatidos e deliberados (conjuntura, plano de lutas, reforma estatutária, dentre outros). O evento está previsto para ser realizado no início de dezembro. Importante ressaltar, que somente filiados participam. Então, filie-se, agora!

Por fim, foram indicadas, sem nenhum voto contrário, as seguintes ações:
- Estado de Greve imediato;
- Campanha midiática massiva;