Notícia postada dia 22/02/2010

Centrais pressionarão deputados a votarem redução da jornada

Nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro [terça e quarta-feira], a CUT e mais outras centrais sindicais vem à Brasília dar continuidade à luta pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários.

Desde que foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara em 30 de junho do ano passado, a Proposta de Emenda à Constituição [PEC] 231/95, que trata do assunto, aguarda votação em Plenário. De acordo co os organizadores, o objetivo da manifestação é pressionar os deputados para que a redução seja colocada em votação imediatamente.

A mobilização está marcada para 9h, no Anexo 2 da Câmara dos Deputados. Além das centrais, participam do ato em Brasília, sindicatos, federações e confederações de trabalhadores de todo País.

No início desse mês, os dirigentes sindicais estiveram no Congresso fazendo uma grande manifestação pelas 40 horas. Na ocasião, os sindicalistas fizeram uma vigília na Casa pedindo a votação imediata da redução da jornada.

Temer propõe redução para 42 horas
As centrais sindicais estão consultando suas entidades filiadas - sindicatos, federações e confederações - sobre a proposta feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer [PMDB/SP], de reduzir a jornada de trabalho gradativamente, para 43 horas em 2011 até chegar às 42 horas em 2012. A proposta está em discussão.

Fonte: Agência Diap